Lula vai participar de cúpulas regionais na Guiana e em ilha do Caribe

Publicado em 28/02/2024 - 16:01 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Lula foi, nesta quarta-feira (28), para Georgetown, capital da Guiana, para participar da 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe, a Caricom, composta por 15 países.

De acordo com o Itamaraty, entre os temas que devem ser tratados estão: desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional.

 Lula vai ter encontros com os presidentes da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, e do Suriname, Chan Santokhi.

Com Mohamed Ali, Lula deve elogiar Ali por ter aceitado conversar com a Venezuela na tentativa de  resolver a crise sobre a região de Essequibo, que fica entre os dois países.

Na agenda também tem reunião com a primeira ministra de Barbados, Mia Mottley.

Nesta quinta, Lula embarca para São Vicente e Granadinas. Vai participar da abertura da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para sexta-feira.

 

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo