Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Estados Unidos lidera parcerias para capacitação de militares

Publicado em 02/03/2024 - 13:22 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências. A pesquisa do instituto procurou avaliar a atuação do setor de defesa brasileiro no exterior, observando as principais missões militares.

O levantamento mostrou que, entre 2020 e 2023, 134 militares brasileiros fizeram cursos nos Estados Unidos, sendo que 97 eram oficiais superiores. Isso é mais que o dobro do segundo colocado, a Suécia, que recebeu 63 brasileiros.

Os Estados Unidos lideram também cursos de pós-graduação stricto senso, cursos de mestrado e doutorado. Foram 27 militares brasileiros entre 2020 e 2023, o triplo do segundo destino.

Para o pesquisador Pedro Barros, essa concentração em um único parceiro vai contra o objetivo da política externa brasileira, de autonomia e igualdade entre as principais potências.

Por isso, o pesquisador acredita que a falta de diversidade nas parcerias faz com que o Brasil tenha menos mobilidade no cenário internacional.

Nós pedimos um posicionamento às três Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, não tivemos resposta até o fechamento desta reportagem.

Edição: Roberto Piza/ Fabíola Sinimbú

Últimas notícias
Geral

Termina nesta segunda o Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban

A iniciativa conta com apoio da Secretária Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o país. Só podem ser negociados débitos sem bens dados em garantia, como aquela dívida do cartão de crédito, o cheque especial e empréstimo pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Casos de feminicídio e tentativa crescem no Rio

Os registros de feminicídio e tentativa de feminicídio no estado do Rio de Janeiro aumentaram quase 48% nos dois primeiros meses do ano, segundo dados do Instituto de Segurança Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro de Futebol 2024 começa neste sábado

Rádio Nacional transmite jogo do Fluminense contra o Bragantino neste sábado (13), às 21h. 

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo fará Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado

Estado de São Paulo quer imunizar mais de 18 milhões de pessoas contra a gripe durante a campanha de vacinação. 

Baixar arquivo
Segurança

Saidinha de presos temporários favorece facções criminosas, diz IAB

Presidente da Comissão de Direito Penal do Instituto dos Advogados Brasileiros diz que facções aproveitam as condições precárias do sistema penitenciário brasileiro para crescer. 

Baixar arquivo
Cultura

Exposição de Claudia Andujar revela sua jornada artística e ativista

A exposição "Claudia Andujar – Cosmovisão" lança novas luzes sobre o percurso artístico de uma das mais reconhecidas fotógrafas no Brasil.

Baixar arquivo