Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Publicado em 23/04/2024 - 18:28 Por Pedro Moreira - TV Brasil - Brasília

Na Faixa de Gaza, passam de 310 os corpos encontrados em valas comuns, dentro e no entorno de hospitais, que foram alvo de operações israelenses. Os palestinos acusam o exército de Israel, de enterrar os corpos. Os corpos, incluindo de mulheres e idosos, foram encontrados depois da retirada das tropas israelenses. Cerca de 280 no hospital Nasser, em Khan Younis. E cerca de 30 no hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza. Muitos teriam sido enterrados sob pilhas de lixo, alguns apresentam sinais de abusos, estavam nus e com as mãos amarradas. Representantes do alto comissariado da ONU para Direitos Humanos se disseram horrorizados com os relatos e com o nível de destruição das instalações de saúde. Na época da operação no Al-Shifa, o exército de Israel informou ter matado cerca de 200 militantes do Hamas. A respeito das valas comuns, os militares israelenses disseram ter desenterrado alguns corpos dos hospitais para verificar se haviam reféns entre eles e os enterraram novamente.

Nos Estados Unidos, manifestações e acampamentos pró-palestina e contra a operação militar israelense na Faixa de Gaza têm se espalhado por universidades, incluindo as mais prestigiadas, como Yale, Harvard e Berkley. Na Universidade de Columbia, em Nova York, mais de 100 estudantes foram presos nos últimos dias. As aulas presenciais foram suspensas ontem (22) e quem quiser, poderá concluir o semestre pela internet. O clima tem ficado tenso. Alunos e professores judeus denunciam antissemitismo em meio às manifestações. Prisões também na Universidade de Nova York, na noite dessa segunda-feira. A polícia precisou usar dois ônibus para transportar os detidos.

Na costa da França, cinco pessoas morreram, incluindo uma menina de cinco anos, em um acidente com um bote inflável com imigrantes que tentavam chegar ao Reino Unido. A pequena embarcação estava superlotada, com 110 passageiros. 57 pessoas permaneceram no bote, conseguiram religar o motor e decidiram seguir viagem. Na noite passada, o parlamento britânico aprovou o plano do primeiro-ministro Rishi Sunak de enviar imigrantes indocumentados para Ruanda. O país africano vai receber dinheiro para acolher solicitantes de asilo que chegam ao Reino Unido pelo mar. 

* Com informações da Agência Reuters 

Edição: Web - Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

"PEC das Praias": litoral é pilar da soberania nacional, diz Marinha

Diante da polêmica em torno da proposta de emenda à constituição, que transfere a propriedade dos terrenos do litoral brasileiro para estados, municípios e proprietários privados, a Marinha do Brasil, que detém o domínio dessas áreas, se pronunciou em nota.

Baixar arquivo
Geral

Cármen Lúcia assume TSE e faz duras críticas às fake news

A ministra disse que a mentira digital é um dos desafios a ser enfrentados.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Turnê mundial dos Beatles em 1964

Durante a trajetória meteórica dos Beatles, a banda fez apenas uma turnê mundial. Em 4 de junho de 1964, o Fab Four estreou em Copenhague, na Dinamarca, depois passou por Holanda, Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção feminina de futebol entra em campo nesta terça-feira

O Brasil enfrenta a Jamaica, a partir das oito da noite, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Educação

Começa primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

Começa nesta terça-feira (3) a primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, que este ano conta com a participação de mais de 18 milhões de alunos.

Baixar arquivo
Geral

Caso Marielle: Rivaldo Barbosa diz que não conhece os irmãos Brazão

Rivaldo Barbosa, o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Brazão e o deputado federal Chiquinho Brazão foram denunciados ao STF pela Procuradoria Geral da República por homicídio e organização criminosa.

Baixar arquivo