Taiwan: equipes de resgate procuram sobreviventes após terremoto

Publicado em 03/04/2024 - 17:52 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

Em Taiwan, equipes de resgate procuram por sobreviventes do terremoto de magnitude 7.4 que atingiu grande parte da ilha nesta quarta-feira (2).

Até agora, foram confirmadas nove mortes e mais de 900 feridos.

Foi o tremor mais forte a atingir Taiwan em 25 anos e chama a atenção o número relativamente baixo de vítimas. 

O tremor foi sentido pouco antes das 8h desta quarta-feira (3), horário local, e sacudiu o estúdio de uma emissora de televisão durante a transmissão de um telejornal. A apresentadora precisou se equilibrar e interromper o noticiário para dar o alerta do terremoto ao vivo.

Câmeras de segurança registraram os estragos em diferentes localidades. O epicentro do terremoto foi registrado a 18 km ao sul da cidade de Hualien, na costa leste de Taiwan. Mas com magnitude de 7.4 e profundidade de cerca de 15 km, foi forte o suficiente para ser sentido em quase toda a ilha, incluindo a capital Taipei, a mais de 100 km de distância.

Alertas de tsunami chegaram a ser emitidos no Japão e nas Filipinas, mas cancelados depois.

O tremor foi o mais forte a atingir Taiwan desde 1999, quando 2.400 pessoas morreram. De lá pra cá a ilha investiu em construções adaptadas, o que ajuda a explicar a pequena quantidade de vítimas do tremor atual. A maioria morreu em deslizamentos nas íngremes montanhas da costa leste, onde também estão a maior parte dos que ficaram presos em túneis e rodovias destruídos.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que o governo está a coordenando esforços para responder ao desastre.

A administração da Ilha, que é considerada um território autónomo mas é classificada como província rebelde pela China, agradeceu mas recusou a oferta de ajuda de Pequim. Outros países como o Japão também ofereceram apoio.

*Com informações da Agência Reuters. 

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo