Internacional: massacre no Sudão mata mais de 100 pessoas

Publicado em 06/06/2024 - 21:02 Por Pedro Moreira - da TV Brasil* - Brasília

No Sudão, moradores de uma comunidade denunciam o massacre de mais de 100 pessoas em ataques do grupo paramilitar que tenta tomar o poder no país.

O ataque teria ocorrido em uma vila do estado sudanês de Gezira, a sul da capita Cartum. 

Vídeos postados por moradores mostram dezenas de corpos enrolados em tecido para serem sepultados. 

A responsabilidade está sendo atribuída às Forças de Apoio Rápido, grupo paramilitar que está em guerra com o exército do Sudão pelo controle do país.

Algumas agências de notícias falam em mais de 150 mortos e centenas de feridos. 

Gaza

Em uma declaração conjunta, 14 países, incluindo o Brasil, pediram ao Hamas que aceita a proposta de cessar-fogo permanente apresentada na semana passada pelos Estados Unidos. O texto pede que neste momento decisivo os líderes de Israel e do Hamas façam todos os compromissos finais necessários para fechar o acordo. Também assinam países como Alemanha, Argentina, Estados Unidos, França e Reino Unido. 

Espanha

Uma semana depois de reconhecer o Estado palestino, a Espanha informou ter solicitado à Corte Internacional de Justiça de Haia a participação no caso em que a África do Sul acusa Israel de cometer genocídio em Gaza. 

O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manoel Álvares, disse que o país quer apoiar o tribunal como a máxima entidade jurídica da ONU, outros países também informaram desejar participar. 

Holanda

Os holandeses foram os primeiros a irem às urnas hoje na abertura das eleições para o Parlamento Europeu. 373 milhões de eleitores dos 27 Estados-membros da União Europeia estão aptos a votar até domingo para escolher 720 representantes. Pesquisas indicam que partidos de direita e extrema direita devem sair fortalecidos. 

*Com informações da Agência Reuters. 

 

 

 

 

 

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo