Internacional: No Quênia, cinco morrem, ao tentar invadir parlamento

Publicado em 25/06/2024 - 20:00 Por Pedro Moreira - TV Brasil - Brasília

No Quênia, a polícia abriu fogo contra manifestantes que tentavam invadir o parlamento, matando cinco pessoas. Os manifestantes se opunham a um projeto que aumenta impostos e acabou aprovado. Além dos cinco mortos confirmados, há dezenas de feridos. O parlamento foi invadido e algumas alas incendiadas. Protestos também em várias outras cidades. Muitos pediam a renúncia do presidente William Ruto, que acusou criminosos organizados de se infiltrarem em manifestações legítimas. Ele afirmou que o Quênia sofreu um ataque sem precedentes à democracia, ao estado de direito e às instituições. 

Gaza 

Um monitor global da fome informou que o problema persiste em toda a Faixa de Gaza. Mais de 495 mil pessoas enfrentam o nível mais grave, ou catastrófico, de insegurança alimentar. Número inferior aos 1,1 milhão de afetados há três meses, mas que ainda representa um quinto da população de gaza. A ONU também informou que, desde o início da guerra, cerca de dez crianças foram mutiladas por dia, em decorrência dos bombardeios.

Israel 

Em Israel, a Suprema Corte decidiu que o governo deve convocar jovens judeus ultraortodoxos para o serviço militar. Dois partidos ultraortodoxos da coalisão que mantém Benjamin Netanyahu no poder são totalmente contrários à medida, o que pode desestabilizar o governo do país. 

Rússia 

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão para o ex-ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, atual secretário do Conselho de Segurança do país, e para o chefe do estado-maior russo Valery Gerasimov. Ambos, por suspeitas de crimes de guerra e crimes contra a humanidade na ucrânia. A Rússia afirmou que os mandados fazem parte de uma guerra híbrida do ocidente contra Moscou. Hoje (25) o Kremlin decidiu banir 81 meios de comunicação europeus do território russo, em resposta à uma nova rodada de sanções impostas pela União Europeia à Rússia, anunciadas ontem.

Edição: Rádio Nacional / Fran de Paula

Últimas notícias
Economia

Caged: Brasil cria 131 mil novos empregos; RS perdeu 22 mil postos

O ministro do trabalho, Luís Marinho, avalia que a atividade no Rio Grande do Sul deva ser retomada com o início das obras de reconstrução do estado. 

Baixar arquivo
Esportes

Bolsa Atleta terá reajuste de 12%; programa atende 8,7 mil pessoas

Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, reajuste deve ser em julho ou agosto. O ministro afirmou ainda que, 19 dos 21 pódios da Olimpíada do Japão, foram de beneficiários do programa. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Plataforma vai monitorar qualidade do ar em tempo real

Painel Vigiar vai orientar as políticas públicas para reduzir a poluição atmosférica no país, conforme a Política Nacional de Qualidade do Ar. A expectativa é que, até 2044, o Brasil atinja o padrão determinado pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro: em crise, Fluminense joga contra o Vitória

Tricolor carioca vai buscar a reação no Brasileirão jogando em casa. O jogo começa às 19h, no Maracanã. 

Baixar arquivo
Saúde

Queimaduras em crianças causam 20 hospitalizações por dia no SUS

Nos últimos dois anos foram registradas 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes por acidentes com queimaduras. Nesta época do ano, o cuidado tem que ser redobrado. “Criança tem que estar longe de fogueira", alerta Luci Pfeiffer, da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Baixar arquivo