México realiza eleições e pode eleger a primeira presidenta

Claudia Sheinbaum é a favorita para o cargo no país

Publicado em 02/06/2024 - 13:14 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As eleições no México acontecem neste domingo,(02/06). A candidata à presidência do México Claudia Sheinbaum, de 61 anos, é a favorita para alcançar o cargo no país, segundo institutos de pesquisa. Com perfil progressista, Claudia é do partido Morena, o mesmo do atual presidente Andrés Manuel López Obrador, considerado de centro-esquerda e que governa o México desde 2018.

Em segunda nas pesquisas está a candidata Xóchitl Gálvez e, em terceiro, o Jorge Álvarez Máynez, ambos da oposição a Obrador. Enquanto as pesquisas dão entre 52% a 60% dos votos para Claudia, Xóchitl varia de 21% a 36%, e Jorge entre 6% e 23% das intenções de votos.

Não há 2º turno no México. Vence quem tiver mais votos absolutos, independentemente da porcentagem.

Em eleição histórica que deve colocar a primeira mulher na presidência mexicana, mais de 99 milhões de eleitores vão às urnas para eleger, além do novo presidente, 128 senadores, 500 deputados federais e mais 20 mil cargos em eleições locais, para prefeituras e câmaras de vereadores.

Marcada pela violência dos cartéis de droga que dominam regiões inteiras do México, ao menos, 30 candidatos foram assassinados durante a campanha eleitoral; 73% deles disputavam prefeituras. Os cálculos são do Seminário Sobre Violência, grupo de estudos mexicano ligado à universidade El Colégio de México.

Na última eleição, em 2021, o grupo calculou um total de 32 candidatos assassinados. A luta contra a violência foi o tema principal da campanha presidencial. Uma das vitrines da campanha da candidata favorita é a queda na taxa de homicídios que conquistou quando foi prefeita da capital mexicana, entre 2018 e junho de 2023.

Ex-prefeita da Cidade do México, Claudia é pesquisadora científica nas áreas de energia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ela ainda trabalhou no Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, tendo sido também secretária do meio ambiente durante o governo de López Obrador na prefeitura da Cidade do México, ainda no ano 2000.

Com quase 130 milhões de habitantes, o México tem a 2ª maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil. Em 2023, a economia do país cresceu 3,2% do PIB, segundo ano consecutivo de crescimento acima dos 3%.

 Com informações da Agência Brasil

Edição: Daniella Longuinho / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Cármen Lúcia assume a presidência do TSE nesta segunda-feira

A ministra Cármen Lúcia toma posse nesta segunda-feira, 3, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: último episódio de Jornada nas Estrelas exibido em 1969

A série futurística chegou ao fim em 3 de junho de 1969. O último episódio “Turnabout Intruder” foi exibido pela TV NBC, nos Estados Unidos, uma semana depois da data prevista devido a morte do ex-presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower.

Baixar arquivo
Geral

Viva Maria: jornalista antecipa expectativas para COP 30

Na edição desta segunda-feira (3), Mara Régia conversa com a jornalista Daniela Chiaretti, repórter especial do Jornal Valor desde 2005, e que tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo goleia Vasco por 6x1 no Clássico dos Milhões no Maracanã

E vamos começar com a sétima rodada do Campeonato Brasileiro. No Couto Pereira, o Grêmio perdeu para o Bragantino por 2 a 0. O Atlético Goianiense foi até Salvador e venceu o Vitória no Barradão por 2 a 0.

Baixar arquivo
Economia

Governo federal vai atuar para garantir empregos no RS

O ministro extraordinário pela reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que vai dar atenção especial nesta semana a questão do desemprego no estado.

Baixar arquivo
Política

Em Porto Alegre, aeroporto Salgado Filho passa por nova vistoria

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, vai passar por nova vistoria para avaliar as condições das instalações, após as fortes chuvas e alagamentos que provocaram o fechamento do local.

Baixar arquivo