G20: ministros defendem saneamento básico e combate às desigualdades

Ministros não fechavam consenso desde o início da guerra na Ucrânia

Publicado em 23/07/2024 - 18:18 Por Carolina Pessoa - Rio de Janeiro

A Reunião Ministerial de Desenvolvimento do G20 foi concluída nesta terça-feira (23) com a emissão de dois documentos conjuntos: uma declaração ministerial para a redução das desigualdades e um chamado a ação para a fortalecimento dos serviços de água potável, saneamento e higiene.

O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, explicou em entrevista coletiva que desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro de 2022, o G20 não conseguia aprovar documentos em nível ministerial. Para ele, esse é um passo de grande importância da presidência brasileira do grupo.

“É uma vitória da diplomacia brasileira e da presidência brasileira do G20 que dá a dimensão da importância de uma política externa equilibrada e que tem credibilidade junto a seus pares”.

O embaixador também citou o pré-lançamento, nesta quarta-feira (24), da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das prioridades brasileiras.

“A criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é um projeto ambicioso que representa o compromisso brasileiro com o objetivo de erradicar de uma vez por todas a fome e a pobreza”.

Mauro Vieira também destacou o compromisso do país na promoção de um esforço conjunto para a redução da desigualdade econômica, para o acesso à saúde, alimentação e educação às populações mais pobres.

O Brasil preside o G20 até novembro. Além do combate à fome, pobreza e desigualdade, outras prioridades do governo brasileiro são o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global.

 

Edição: Roberto Piza/Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo