Governo brasileiro saúda caráter pacífico das eleições na Venezuela

Brasil acompanha com atenção processo de apuração

Publicado em 29/07/2024 - 18:55 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

O governo brasileiro emitiu comunicado saudando o "caráter pacífico" das eleições realizadas nesse domingo (28), na Venezuela, e disse que acompanha com atenção o processo de apuração. O Brasil reafirmou ser fundamental a soberania popular e que aguarda a publicação pelo Conselho Nacional Eleitoral dos dados por mesa de votação.

Roberto Menezes, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília acredita que a "incerteza" sobre os resultados traz consequências, como o acirramento de problemas dentro e fora do país. 

O professor explica que o principal questionamento da oposição se baseia no não cumprimento do Acordo de Barbados, assinado pelo governo e parte da oposição da Venezuela em outubro de 2023, e que definiu regras paras as eleições do país, incluindo missões de observação estrangeiras.

Para Williams Gonçalves, professor titular do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os questionamentos sobre as eleições na Venezuela são resultado do acirramento político nos últimos anos. Segundo ele, a posição tomada pelo Brasil neste caso precisa ter um horizonte político mais amplo.

EUA e Reino Unido contestaram o resultado das eleições. Rússia e China parabenizaram Maduro.

Segundo Williams Gonçalves, professor da UERJ, essa diferença reflete a disputa por influência geopolítica sobre a Venezuela por razões, principalmente, econômicas.

Para o professor do Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília, Raphael Seabra, a expectativa é de que os questionamentos continuem nas próximas semanas. Mas, são as manifestações violentas que mais preocupam, dentro da Venezuela, como aconteceram nos últimos 20 anos, principalmente após a morte de Hugo Chaves.

Independente do reconhecimento internacional dos resultados eleitorais, Raphael Seabra lembra que os problemas econômicos vão continuar, porque a Venezuela não se industrializou e é dependente do petróleo, sua principal produção.

De acordo com a autoridade eleitoral da Venezuela, Maduro garantiu nesse domingo cerca de 80% dos votos contados, mais de 5 milhões de votos, em comparação aos 4,4 milhões do ex-diplomata González Urrutia.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Datena agride Marçal com uma cadeira durante debate na TV Cultura

A temperatura subiu, após o candidato do PRTB citar uma denúncia de assédio sexual contra o apresentador e perguntar quando Datena iria abandonar a candidatura e parar com o que ele chamou de “palhaçada”.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio

Em 1994, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 16 de setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Viva Maria celebra Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

 Viva Maria conversa com o doutor em ecologia Paulo Moutinho do IPAM Amazônia sobre essa data tão  relevante 
 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Marina Silva diz que Brasil vive um "terrorismo climático"

O Brasil é líder na América do Sul no número de incêndios em 2024. São 182 mil focos de queimada, mais de 50% das ocorrências na região.

Baixar arquivo
Saúde

Dia de conscientização destaca importância do diagnóstico de linfomas

O linfoma é um tipo de câncer que aflige mais de 735 mil pessoas, por ano, em todo o mundo. A doença afeta as células responsáveis por proteger o corpo de infecções. Para lembrar a importância do diagnóstico, neste domingo, 15 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização sobre Linfomas.

Baixar arquivo
Política

PF prende candidato a vereador foragido por atos golpistas de 8/1

A Polícia Federal prendeu, no sábado, o candidato a vereador Marcos Geleia Patriota, do partido Novo, que concorre ao cargo em Céu Azul, no Paraná.

Baixar arquivo