logo Radioagência Nacional
Internacional

Lula repudia atentado contra o ex-presidente Donald Trump

Baixar
Joana Côrtes, Repórter da Rádio Nacional
14/07/2024 - 10:38
São Paulo
Republican presidential candidate and former U.S. President Donald Trump is assisted by security personnel after gunfire rang out during a campaign rally at the Butler Farm Show in Butler, Pennsylvania, U.S., July 13, 2024. REUTERS/Brendan McDermid     TPX IMAGES OF THE DAY
© REUTERS/Brendan McDermid /Probida a reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva repudiou o que classificou como um atentado contra o ex-presidente Donald Trump. Na rede social X, Lula considerou o ato como “inaceitável”.

Neste sábado (13), Trump fazia um comício na Pensilvânia, quando foi alvejado por tiros numa tentativa de assassinato. Após sons de disparo de arma de fogo, o candidato Republicano se abaixou e, após ser aparado por agentes do serviço secreto, levantou com sangue na orelha e no rosto. O ex-presidente norte-americano foi retirado do palanque protegido pelos agentes.

Trump teve a parte superior da orelha direita ferida. Ele já deixou o hospital onde foi atendido e voltou para sua casa em Nova Jersey.

O FBI, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, identificou o atirador como Thomas Matthew Crooks, de 20 anos — ele foi baleado e morto por um atirador de elite. Com os disparos, um espectador do comício morreu e outros dois ficaram gravemente feridos.

Por meio de nota do Itamaraty, o governo brasileiro se manifestou veementemente contra o atentado. Segundo o comunicado, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e que acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tenta a reeleição, condenou a tentativa de assassinato. Biden escreveu, na rede social X, que “não há lugar para esse tipo violência na América”.

O ex-presidente Barack Obama também fez uma declaração sobre o fato em suas redes. Ele afirmou que, embora ainda não se saiba exatamente o que aconteceu, todos deveríamos estar aliviados pelo fato do antigo presidente, Trump, não ter sido gravemente ferido e aproveitar este momento para nos comprometermos novamente com a civilidade e o respeito à política.

x