OEA sugere ilegalidades nas eleições na Venezuela

Documento diz que nem a divulgação de atas respaldam resultado

Publicado em 30/07/2024 - 15:35 Por Gabriel Correa - São Luís

A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou nesta terça-feira (30) um relatório de 23 páginas questionando o resultado oficial das eleições venezuelanas do último domingo (28). O documento sugere ilegalidades no processo eleitoral e alega que não há divulgação de documentos públicos que respaldem os resultados anunciados. Essa não é a primeira vez. Em 2019, o Conselho Permanente da OEA também não reconheceu a "legitimidade" do governo de Nicolás Maduro.

Nessa segunda-feira (29), sete pessoas morreram durante protestos na Venezuela contra a reeleição de Maduro, segundo a agência de notícias RTP. O Observatório Venezuelano de Conflitos registrou 187 atos em 20 estados. Segundo o grupo ativista pelos Direitos Humanos Foro Penal, 46 pessoas foram detidas.

A Venezuela também expulsou diplomatas de 7 países latino-americanos: Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai. O governo venezuelano classificou os questionamentos de intervencionistas e contrários à soberania nacional.

Nicolás Maduro foi reeleito, no último domingo, para o terceiro mandato por mais 6 anos, contra o ex-diplomata Edmundo González, que afirma ter ocorrido fraude eleitoral.

O Itamaraty informou que observa a situação e recomendou que brasileiros, com viagem marcada, acompanhem a página da Embaixada do Brasil em Caracas, para se manterem informados sobre a situação de segurança por lá.

O governo brasileiro disse que aguarda a publicação dos dados da apuração eleitoral, por mesa de votação, e considera que esse seria um passo "indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado".

O Ministério Público da Venezuela comunicou que o Conselho Nacional Eleitoral ainda vai publicar as atas de cada uma das mais de 30 mil mesas.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Eliane Gonçalves

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo