Brasil e Colômbia voltam a cobrar atas das eleições da Venezuela

Publicado em 25/08/2024 - 12:24 Por Tâmara Freire, repórter da Rádio Nacional* - Rio de Janeiro
Atualizado em 26/08/2024 - 11:28

Brasil e Colômbia lançaram um novo comunicado conjunto a respeito da situação na Venezuela. Os presidentes dos dois países voltaram a pedir a publicação transparente das atas eleitorais desagregadas por seção e de forma verificável. E dizem que permanecem convencidos de que somente assim a credibilidade do processo eleitoral poderá ser restabelecida.

O presidente Lula e Gustavo Petro, líder colombiano, acertaram os termos do comunicado em conversas telefônicas na sexta e no sábado. Os líderes de Brasil e Colômbia lembraram que as forças políticas venezuelanas assinaram, no ano passado, o Acordo de Barbados, se comprometendo a realizar eleições transparentes.

Na última quinta-feira, 22, a Suprema Corte da Venezuela reconheceu a vitória de Nicolas Maduro, após investigação sobre o processo eleitoral. As atas eleitorais ficam resguardadas no TSJ. A corte também determinou que o Conselho Nacional Eleitoral  os dados na Gazeta Oficial até o dia 30 de agosto.

No comunidade de Brasil e Colômbia, os dois presidentes também conclamaram todos os envolvidos a evitarem recorrer a atos de violência e à repressão e manifestaram sua total oposição à continuada aplicação de sanções unilaterais contra a Venezuela. Para os presidentes, essas sanções são contrárias ao direito internacional e prejudicam a população, especialmente as camadas mais vulneráveis.


*Matéria regravada na voz de Gabriel Correa para correção das seguintes informações: "Na última quinta-feira (22), a Suprema Corte da Venezuela reconheceu a vitória de Nicolás Maduro, após investigação sobre o processo eleitoral, mas proibiu a divulgação das atas...", alterado para " As atas eleitorais ficam resguardadas no TSJ. A corte também determinou que o Conselho Nacional Eleitoral os dados na Gazeta Oficial até o dia 30 de agosto."

Edição: Nadia Faggiani / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Cultura

Começa a Mostra de Cinemas Africanos

As exibições serão em São Paulo e Salvador. Curtas e longas metragens de 14 países africanos contam sobre o trauma, o luto da violência colonial e o direito à restituição histórica.

Baixar arquivo
Política

Deputados aprovam processo que pode cassar mandato de Glauber Braga

O parlamentar é acusado de quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril passado, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro.

Baixar arquivo
Política

CCJ adia discussão da anistia de golpistas para depois das eleições

A proposta prevê anistia para as pessoas que depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023, incluindo aqueles que financiaram e apoiaram os atos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil estuda o retorno do horário de verão

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckimin, concordou que o horário de verão é uma das alternativas, mas é preciso também economizar na conta de luz.

Baixar arquivo
Política

Dino determina que CGU amplie levantamento sobre orçamento secreto

Ministro quer que a pesquisa sobre os municípios que mais se beneficiaram englobe, pelo menos, seis municípios das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O levantamento sobre a Região Norte já foi entregue à corte. Flávio Dino deu um prazo de 60 dias para a CGU concluir o trabalho.

Baixar arquivo
Geral

RS: auxílio reconstrução atendeu cerca de 370 mil famílias

Governo divulgou balanço das ações de reconstrução do estado, depois das enchentes de maio. Segundo o ministro, Paulo Pimenta, as medidas fizeram a economia do estado reagir antes das previsões com crescimento nos empregos, na indústria e no comércio.

Baixar arquivo