Israel ataca a Cisjordânia e pelo menos 9 pessoas morreram
Ataque Israel: Israel iniciou hoje uma grande operação na Cisjordânia. Ao menos 9 pessoas morreram nos ataques. Segundo as autoridades palestinas, o exército israelense invadiu cidades como Jenin e Tulkarm durante a madrugada. Soldados entraram a pé, e houve ataque de drones. Essa é a maior operação israelense na Cisjordânia em 20 anos. De acordo com Tel Aviv, o objetivo é eliminar focos terroristas. A Cisjordânia é reivindicada, junto com Gaza, como parte do Estado palestino, mas foi ocupada por Israel em 1967, na Guerra dos Seis Dias. Os assentamentos de colonos judeus no território, patrocinados por Israel, não são reconhecidos pelas Nações Unidas nem pela maior parte da comunidade internacional.
Incêndios: Um estudo publicado pela revista científica “Nature” afirma que os incêndios florestais do Canadá no ano passado jogaram mais gás carbônico na atmosfera do que toda a atividade econômica de países como Rússia, Japão e Alemanha. O fogo queimou cerca de 15 milhões de hectares, o que equivale a 4% de toda a floresta do país. O gás carbônico é um dos principais causadores do efeito estufa.
Sudão: No Sudão, o rompimento de uma barragem deixou ao menos 30 mortos. Outras centenas de pessoas estão desaparecidas. A inundação causada pela tragédia deixou 20 aldeias embaixo d’água e afetou outras 50. Uma das principais rodovias do país ficou destruída, e moradores de áreas no sul estão isolados.