O presidente Lula recebeu, nessa terça-feira (13/08), um telefonema do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Na ligação, o canadense demonstrou apoio à iniciativa do Brasil em defesa da democracia e da transparência do processo eleitoral da Venezuela. A eleição naquele país reelegeu Nicolás Maduro para um novo mandato e os resultados são contestados pela oposição e por diversos países.
Segundo o Palácio do Planalto, na conversa com Trudeau, o presidente brasileiro destacou os esforços de coordenação do Brasil, da Colômbia e do México pela normalização da situação política no país vizinho, destacando que o mais importante é que seja mantida uma América do Sul livre de conflitos, com prosperidade e harmonia.
Os três países têm atuado conjuntamente, pedindo a divulgação dos resultados de cada uma das 30 mil mesas de votação da eleição presidencial na Venezuela. Outro pedido é que as autoridades lidem com "cautela e moderação" em relação às manifestações que estão ocorrendo no país desde o fim da eleição.