Maduro bloqueia X na Venezuela por suposta violação das leis locais

Publicado em 09/08/2024 - 13:55 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Venezuela sem a rede social X por dez dias. Essa é a determinação do presidente Nicolás Maduro. A acusação é a de que o antigo Twitter violou as leis do país e incitou a guerra civil. Pelo próprio X, Maduro publicou um vídeo de um encontro com movimentos sociais em que afirma que Elon Musk, dono da rede social, violou leis venezuelanas. 

É que Maduro acusa Elon Musk de estar por trás de um suposto ataque cibernético contra o sistema eleitoral venezuelano e de usar a rede social que controla para impulsionar conteúdos contra as instituições do país. Musk ainda não se manifestou sobre essa nova determinação,  mas o bilionário tem atacado o governo Maduro nos últimos dias, se colocando ao lado da oposição. Nessa semana, Maduro também iniciou uma campanha contra o aplicativo de mensagens Whatsapp, dizendo que deletou o programa do seu celular e recomendou que todos façam o mesmo.

Enquanto isso, aqui no Brasil, continua a busca, junto com outros países, por uma solução pacífica. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o país quer assumir o papel de mediador. Pediu provas da integridade das eleições por lá e cobrou a divulgação das atas de votação.

Edição: Leila Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo