Rússia declara estado de emergência em Belgorod após ataque ucraniano

Publicado em 14/08/2024 - 17:56 Por Iara Balduino - repórter da TV Brasil - Brasília

A Rússia declarou estado de emergência na região de Belgorod por causa da invasão do exército ucraniano.

Segundo a autoridade local, a situação é difícil, com bombardeios e morte de civis.

Há poucos dias, a região de Kursk também havia declarado emergência.

Essa é a primeira investida ucraniana bem sucedida ao território russo desde que Moscou invadiu a Ucrânia há dois anos e meio.

Sudão

Nem o exército do Sudão nem representantes do grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido compareceram hoje ao encontro que busca um acordo de paz entre os dois. A negociação ocorre em Genebra, na Suíça.

Mesmo assim, observadores internacionais para o país e representantes da União Africana, dos Emirados Árabes Unidos, dos Estados Unidos e do Egito decidiram manter as conversas em busca de uma solução para o conflito que já dura um ano e quatro meses e é a causa de uma das maiores crises humanitárias da atualidade, segundo as Nações Unidas.

A guerra civil no país já causou a morte de 19 mil pessoas e 10 milhões de sudaneses estão desalojados de suas casas.

Tailândia

Na Tailândia, a Corte Constitucional retirou do cargo o primeiro-ministro Srettha Thavisin. Segundo os juízes, ele violou a Constituição ao nomear para o seu gabinete um ex-advogado que já cumpriu pena de prisão e, por isso, não cumpriu os requisitos para o cargo. Srettha é o quarto primeiro-ministro tailandês a ser destituído em 16 anos, levando o país novamente a mais incerteza política.

Japão

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou que não irá tentar se reeleger como presidente do Partido Liberal-Democrata, o que na prática significa que ele deve deixar o governo em setembro, após três anos no cargo. O mandato de Kishida foi marcardo por escândalos políticos e atingiu uma popularidade baixíssima na casa dos 20% de aprovação.

*Com informações da agência Reuters. 

Edição: Rádio Nacional / Liliane Farias

Últimas notícias
Política

Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições municipais

Os locais e períodos de emprego das Forças serão definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme os termos de requisição.

Baixar arquivo
Segurança

Violência policial poderá ser denunciada via ouvidoria do CNMP

As manifestações poderão ser feitas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e suas redes sociais institucionais.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de covid-19 em São Paulo

O alerta da Fiocruz se baseia no último Boletim InfoGripe, que aponta um aumento acentuado de internações por casos de covid-19, principalmente no estado de São Paulo, onde o número de casos cresceu 36% entre julho e agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Farmácia Viva, da UFRRJ, cultiva plantas para produzir fitoterápicos

O objetivo é que a população de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, tenha acesso a medicamentos fitoterápicos e possa usá-los com a assistência de profissionais de saúde. São mais de 35 espécies plantadas na fazenda Nossa Senhora do Amparo.

Baixar arquivo
Justiça

Gustavo Metropolo é condenado por racismo na FGV

Em março de 2018, Gustavo fez uma postagem no Whatsapp dizendo que "encontrou no fumódromo um escravo, e que o dono deveria buscá-lo".

Baixar arquivo
Educação

Oito doutorandos indígenas vão fazer intercâmbio na França

O programa Guatá de bolsas de mobilidade é iniciativa da Embaixada da França no Brasil que seleciona estudantes indígenas para o intercâmbio de seis a dez meses em universidades do país europeu.

Baixar arquivo