Termina prazo para Venezuela apresentar atas de votação presidencial

A União Europeia decidiu não reconhecer Nicolás Maduro como presidente

Publicado em 30/08/2024 - 16:39 Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luiz

Terminou o prazo estabelecido pela lei eleitoral da Venezuela para apresentação das atas detalhadas da votação presidencial, ocorrida em 28 de julho. A publicação teria que ocorrer em até 30 dias após a proclamação do vencedor.

Nessa quinta-feira, a União Europeia decidiu não reconhecer Nicolás Maduro como presidente legítimo da Venezuela e argumentou que é "tarde demais para continuar pedindo" as atas. Josep Borrell, vice-presidente da Comissão Europeia, disse que pelo menos 55 políticos venezuelanos já estão sob sanções. 

O Departamento de Estado dos Estados Unidos publicou comunicado repetindo o questionamento dos resultados oficiais. E o Ministro de Relações Exteriores da Venezuela respondeu, dizendo que Estados Unidos e Europa estão se intrometendo em assuntos internos.

De acordo com o professor do Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília, Raphael Seabra, apresentar as atas poderia ser uma forma de silenciar o ruído da oposição e demonstrar a lisura do sistema eleitoral. Entretanto, ele argumenta que há uma pressão alinhada entre Estados Unidos e União Europeia por causa da questão energética e o interesse pelo petróleo, commodity que fica mais cara em período de conflitos. O professor lembra que outras crises políticas recentes na América Latina não tiveram tanta ingerência externa.

Raphael Seabra destaca que a oposição venezuelana questionou os resultados eleitorais nos últimos anos, mas o diferencial, desta vez, foi o Centro Carter, organização sem fins lucrativos norte-americana, não ter reconhecido a lisura do processo.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo