logo Radioagência Nacional
Internacional

Israel volta a bombardear Beirute e Hesbollah ataca Haifa

Baixar
Juliana Batista* - repórter da Rádio Nacional
08/10/2024 - 19:10
Brasília
Smoke billows over Beirut southern suburbs after a strike, amid the ongoing hostilities between Hezbollah and Israeli forces, as seen from Sin El Fil, Lebanon October 8, 2024. Reuters/Amr Abdallah Dalsh/Proibida reprodução
© Reuters/Amr Abdallah Dalsh/Proibida reprodução
Reuters

Israel voltou a bombardear a capital libanesa, Beirute. O grupo Hezbollah lançou mísseis contra a cidade israelense de Haifa.

Explosões foram ouvidas em uma área próxima ao aeroporto de Beirute, e uma série de ataques atingiram subúrbios da cidade no fim do dia.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou que o exército de Israel havia matado o provável novo líder do Hezbollah, sem citar o nome dele. Já o porta-voz do exército disse que não é possível ainda afirmar que Suhail Hussein foi morto, mas declarou que os bombardeios eliminaram até agora 50 comandantes do grupo, sendo seis deles comandantes sêniores.

Em Israel, mais de cem projéteis foram lançados pelo Hezbollah contra a cidade portuária de Haifa Bay. Segundo autoridades, a maioria deles foi interceptada pelo sistema de defesa, mas alguns causaram estragos em áreas residenciais.

Desde o início dos ataques, mais de dois mil libaneses morreram, a maioria civis, e um milhão de moradores foram deslocados de casa. Nesta terça-feira (08), a Organização Mundial de Saúde afirmou estar preocupada com os ataques contra hospitais e teme que o sistema de saúde do país seja destruído, como ocorreu em Gaza.

*Com informações da Agência Reuters 

x