logo Radioagência Nacional
Internacional

Voo para resgatar brasileiros do Líbano sai do Rio nesta quarta (2)

Previsão é trazer 220 brasileiros que estão em territórios de conflito
Baixar
Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional
01/10/2024 - 19:28
Brasília
Projectiles fly in the sky after Iran fired a salvo of ballistic missiles at Israel amid ongoing hostilities between Hezbollah and Israeli forces, as seen from Tyre,  southern Lebanon October 1, 2024. Reuters/Aziz Taher/Proibida reprodução
© Reuters/Aziz Taher/Proibida reprodução

O primeiro voo para resgatar brasileiros no Líbano decola do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (2). A informação foi divulgada nesta terça-feira pela FAB, a Força Aérea Brasileira.

A previsão inicial é trazer de volta ao Brasil 220 brasileiros que estão em territórios afetados pelo conflito entre Israel e Líbano, segundo a FAB.

A aeronave KC-30 vai levar militares da área de saúde, como médicos, enfermeiros e psicólogos para prestar o apoio necessário durante a missão.

A decolagem será na Base Aérea do Galeão, com escala em Lisboa, Portugal, e destino a Beirute, no Líbano.

O retorno ao Brasil vai depender de outras avaliações, como a segurança do voo.

Nesta terça, pouco antes de embarcar do México de volta ao Brasil, e antes dos ataques do Irã à Israel, presidente Lula falou sobre a ofensiva israelense contra o Líbano.

E disse que a repatriação dos brasileiros é importante.

A repatriação dos brasileiros foi batizada pelo Governo Federal de “Raízes do Cedro”, que faz referência à árvore na bandeira libanesa.

De acordo com o Itamaraty, a Embaixada no Líbano está em contato com a comunidade brasileira e com as autoridades locais.

Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano mataram dois adolescentes brasileiros. Hoje, 21 mil brasileiros vivem no país. 

 

x