logo Radioagência Nacional
Internacional

Presidente Lula responde a críticas francesas sobre carne brasileira

Carrefour pede desculpas e reconhece qualidade do produto nacional
Baixar
Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional
27/11/2024 - 14:04
Brasília
Brasília (DF) 26/11/2024 – Uma unidade do mercado Carrefour é vista em uma rua no centro de Brasília, após a crise instalada com o governo brasileiro por conta da possibilidade do Carrefour deixar de comprar carne do Mercosul, o grupo emitiu uma nota na manhã desta terça-feira sobre o assunto. No comunicado, a empresa pede desculpa “pelas discordâncias” causadas na abordagem do tema.De acordo com a nota, o grupo Carrefour nunca quis opor a agricultura francesa à agricultura brasileira. “França e Brasil são dois países que compartilham o amor pela terra e pelo cultivo e pela alimentação de qualidade”, diz o comunicado.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
© Joédson Alves/Agência Brasil

Pela primeira vez, o presidente Lula falou sobre o episódio envolvendo a carne brasileira e o Carrefour francês. Ao participar do Encontro Nacional da Indústria, Lula garantiu que o acordo União Europeia - Mercosul será assinado ainda este ano, mesmo com a oposição dos franceses.

A fala de Lula faz referência à sessão da Assembleia Nacional da França, nessa terça-feira, em que os parlamentares rejeitaram o acordo União Europeia - Mercosul. 

Em discurso, os parlamentares chegaram a comparar a carne brasileira com lixo. Isso no mesmo dia em que o grupo Carrefour encaminhou uma carta ao ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro, pedindo desculpas por ter anunciado a suspensão da compra de carne do Mercosul e reconheceu a qualidade do produto brasileiro.

x