logo Radioagência Nacional
Internacional

Giro internacional: Papa Francisco tem leve melhora

Trump não vai oferecer garantias de segurança exigidas pela Ucrânia
Baixar
Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil
26/02/2025 - 21:00
Brasília
Papa Francisco fala a fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano
05/05/2024 Vatican Media/Divulgação via REUTERS
© Vatican Media/Divulgação

Papa Francisco

O Papa Francisco teve uma leve melhora hoje (26). Pela primeira vez desde sábado, o boletim médico não classificou o estado de saúde dele como crítico. Foi o 13º dia de internação do Papa, de 88 anos. De acordo com o boletim médico, as condições clínicas do Papa apresentaram uma pequena melhora na as últimas 24 horas. A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia do tórax realizada ontem (25) à noite mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar e os exames laboratoriais de hoje confirmaram a melhora observada ontem. Francisco continua recebendo terapia de oxigênio de alto fluxo e fisioterapia respiratória.

Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que não vai oferecer as garantias de segurança que a Ucrânia exige em um provável acordo de paz e que o presidente russo, Vladimir Putin, terá de fazer concessões, mas que o ingresso de Kiev na Otan está fora de questão. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, irá a Washington na sexta-feira (28) assinar um acordo de exploração de minerais. Kiev informou que o acordo estabelece termos e condições de um fundo de investimento para a reconstrução da Ucrânia.

Gaza x Israel

O alto comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Türk, condenou o desrespeito sem precedentes ao direito internacional em Gaza e Israel, após os ataques de 7 de outubro de 2023. Não há absolutamente nenhuma justificativa para os ataques horríveis cometidos pelos grupos armados palestinos e nada justifica a maneira terrível como Israel conduziu suas operações militares em Gaza, disse Türk. Ele também acusou o Hamas de graves violações. Israel anunciou a saída do Conselho de Direitos Humanos no início do mês e não enviou representante para a reunião. O país nega as alegações de violações da lei internacional. 

Em Israel, foram sepultados Shiri Bibas e os dois filhos dela, Ariel e Kfir, que morreram em poder do Hamas em Gaza. Os corpos dos três foram colocados juntos em um mesmo caixão. A família se tornou símbolo do trauma sofrido pelos israelenses no 7 de outubro. A cerimônia foi transmitida ao vivo, e milhares saíram às ruas e rodovias do país para acompanhar o cortejo. Yarden Bibas, o pai dos meninos, que foi sequestrado separadamente, foi libertado durante uma troca de reféns e prisioneiros no início deste mês.

x