Estados Unidos suspende verba para Organização Mundial do Comércio

Coreia do Sul
Uma comissão da verdade revelou que ao menos 170 mil bebês sul-coreanos foram enviados para adoção em outros países com a conivência do governo. Segundo a Comissão de Verdade e Reconciliação da Coreia do Sul, que passou dois anos investigando o caso, os bebês eram enviados sozinhos, enrolados em cobertores e presos a um cinto de segurança nos aviões. As adoções eram intermediadas por empresas privadas, que recebiam dinheiro por cada bebê. O governo foi conivente ao não fiscalizar a prática, que durou 50 anos. Alguns dos adotados disseram que foram mal tratados pelas famílias adotivas e, segundo a investigação, em pelo menos 56 casos houve violações de direitos humanos.
Turquia
O principal partido de oposição na Turquia, o Partido Republicano do Povo (CHP), anunciou Ekrem imamoglu como candidato oficial da sigla nas eleições presidenciais de 2028. Imamoglu era prefeito de Istambul e foi preso na semana passada acusado de corrupção, o que desencadeou uma série de protestos pelo país. Os manifestantes dizem que a prisão dele tem caráter político. Segundo as pesquisas de opinião, Imamoglu pode vencer o atual presidente, Tayyip Erdogan, que está no poder há 22 anos.
Estados Unidos
Os Estados Unidos suspenderam as contribuições do país à Organização Mundial do Comércio (OMC). O bloqueio faz parte de uma política de cortes de gastos do governo de Donald Trump, que inclui o financiamento de instituições internacionais e ajuda humanitária. Washington contribui atualmente com 11% orçamento da OMC. O valor é calculado de acordo com a participação dos países no comércio global. O corte ocorre em um momento em que Trump tem intensificado uma guerra comercial com diversos países. Muitos afirmaram que recorrerão à OMC contra as tarifas de Trump, por considerá-las arbitrárias.




