Conselho Tutelar do RJ reconta votos da eleição de outubro neste final de semana

Eleição de Outubro

Publicado em 21/11/2019 - 18:12 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro já tem uma nova data para a recontagem dos votos da eleição para conselheiro tutelar, que será feita nos dias 25 e 26 de novembro. Inicialmente, a recontagem estava marcada para os dias 21 e 22.

 

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o processo foi postergado por questões logísticas. A recontagem será feita no clube do servidor municipal, que fica na cidade nova e será aberta à população. Todos os boletins de urna serão projetados em um telão para que o público possa ver a quantidade de votos no mesmo momento que os fiscais.

 

A lista das regiões que serão apuradas em cada dia está disponível no site do conselho. A recontagem atende a uma recomendação feita pelo Ministério Público do Estado, após uma candidata da região de Campo Grande pedir a recontagem e verificar um número de votos discrepante do que foi anunciado oficialmente.

 

Por isso, o MP orientou o poder municipal a recontar todas as urnas, para garantir a lisura do processo eleitoral. A eleição para os conselhos tutelares foi realizada no dia 6 de outubro, pela primeira vez de forma unificada em todo o país e foi marcada por muitos problemas em diversas cidades.

 

Somente na cidade do Rio de Janeiro, mais de 150 denúncias de irregularidades foram feitas e quase 20 candidatos chegaram a ser impugnados. A eleição também mobilizou a população de forma inédita, com mais de 100 mil votos dados no total n capital do estado. A partir deste pleito, os conselheiros foram eleitos para um mandado de três ano, com reeleição sem restrições.

 

Eles são os profissionais responsáveis por garantir o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes, apurando denúncias de violações cometidas por pessoas ou instituições e encaminhando para os órgão de proteção.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo