Conselho Tutelar do RJ reconta votos da eleição de outubro neste final de semana
A prefeitura do Rio de Janeiro já tem uma nova data para a recontagem dos votos da eleição para conselheiro tutelar, que será feita nos dias 25 e 26 de novembro. Inicialmente, a recontagem estava marcada para os dias 21 e 22.
De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o processo foi postergado por questões logísticas. A recontagem será feita no clube do servidor municipal, que fica na cidade nova e será aberta à população. Todos os boletins de urna serão projetados em um telão para que o público possa ver a quantidade de votos no mesmo momento que os fiscais.
A lista das regiões que serão apuradas em cada dia está disponível no site do conselho. A recontagem atende a uma recomendação feita pelo Ministério Público do Estado, após uma candidata da região de Campo Grande pedir a recontagem e verificar um número de votos discrepante do que foi anunciado oficialmente.
Por isso, o MP orientou o poder municipal a recontar todas as urnas, para garantir a lisura do processo eleitoral. A eleição para os conselhos tutelares foi realizada no dia 6 de outubro, pela primeira vez de forma unificada em todo o país e foi marcada por muitos problemas em diversas cidades.
Somente na cidade do Rio de Janeiro, mais de 150 denúncias de irregularidades foram feitas e quase 20 candidatos chegaram a ser impugnados. A eleição também mobilizou a população de forma inédita, com mais de 100 mil votos dados no total n capital do estado. A partir deste pleito, os conselheiros foram eleitos para um mandado de três ano, com reeleição sem restrições.
Eles são os profissionais responsáveis por garantir o respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes, apurando denúncias de violações cometidas por pessoas ou instituições e encaminhando para os órgão de proteção.