STF deve receber nesta segunda 600 mil dados financeiros do antigo Coaf

Coaf

Publicado em 17/11/2019 - 10:18 Por Sayonara Moreno - Brasília

O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse, em nota, ter recebido “com tranquilidade” as considerações do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

 

Isso porque Toffoli negou o pedido de Aras, para que desistisse de ter acesso a dados financeiros de 600 mil pessoas e empresas coletados, nos últimos três anos, pelo antigo Coaf, atual UIF, Unidade de Inteligência Financeira.

 

Augusto Aras argumentou que o pedido de Toffoli para ter acesso aos dados seria “desproporcional e invasivo”, mas o presidente do STF refutou esse argumento, alegando que a própria Receita Federal concedeu acesso à autoridade policial, ao Ministério Público e à Justiça, antes mesmo do pedido do Supremo.

 

Ainda de acordo com Toffoli, o processo corre em segredo de Justiça, para proteger as informações sensíveis. Depois que Toffoli insistiu no acesso aos dados, o procurador geral, Augusto Aras, informou que o MPF “atua de forma transparente na busca de quaisquer indícios que possam servir de prova” nas investigações em curso.

 

Os dados devem ser repassados ao Supremo Tribunal Federal, até as 18h, desta segunda-feira (18) e serão usados, segundo Toffoli, para embasar o julgamento do processo sobre o compartilhamento de informações financeiras sem autorização judicial, que está marcado para a próxima quarta-feira, dia 20.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo