Justiça determina que prefeitura no PA reforme escolas indígenas

Pará

Publicado em 28/01/2020 - 19:27 Por Larissa Abreu - Brasília

Uma decisão liminar da Justiça Federal determinou que o Governo do Pará e a Prefeitura de Itaituba tomem medidas que garantam a qualidade do ensino e do ambiente escolar de escolas em seis aldeias indígenas.

 

De acordo com a decisão, o governo estadual e a gestão municipal têm um prazo de 90 dias para elaborar um laudo técnico que aponte as condições atuais dos prédios escolares e identifique as reformas necessárias. Em até 120 dias devem ser executadas todas as providências apontadas no relatório.

 

A determinação impôs ainda que a Secretaria de Estado de Educação do Pará implemente o ensino médio na comunidade Sawré Muybu, com estrutura de equipamento e funcionários para o atendimento à demanda de alunos das aldeias.

 

A decisão acatou pedidos do Ministério Público Federal (MPF) que identificou precariedade e negligência nas instalações de seis escolas indígenas no município de Itaituba.

 

Segundo o MPF, entre os anos de 2017 e 2019, a prefeitura de Itaituba deixou de realizar a manutenção nas escolas e até tentou fechar as unidades de ensino, mesmo tendo recebido quase R$ 29 milhões de verbas federais, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação.

 

A Prefeitura de Itaituba informou, em nota, que os fatos imputados pelo Ministério Público Federal não procedem com a realidade das escolas citadas e que vai demonstrar em juízo provas que fundamentam a situação atual das unidades de ensino.

 

Segundo a nota, a falta de merenda escolar e de professores ocorreu em gestão anterior. A prefeitura informou que aguarda autorização da Funai, a Fundação Nacional do Índío, para construção e reforma de escolas nas aldeias.

 

A Rádio Nacional procurou a Secretaria de Estado de Educação do Pará, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos retorno.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo