Justiça determina que prefeitura no PA reforme escolas indígenas

Pará

Publicado em 28/01/2020 - 19:27 Por Larissa Abreu - Brasília

Uma decisão liminar da Justiça Federal determinou que o Governo do Pará e a Prefeitura de Itaituba tomem medidas que garantam a qualidade do ensino e do ambiente escolar de escolas em seis aldeias indígenas.

 

De acordo com a decisão, o governo estadual e a gestão municipal têm um prazo de 90 dias para elaborar um laudo técnico que aponte as condições atuais dos prédios escolares e identifique as reformas necessárias. Em até 120 dias devem ser executadas todas as providências apontadas no relatório.

 

A determinação impôs ainda que a Secretaria de Estado de Educação do Pará implemente o ensino médio na comunidade Sawré Muybu, com estrutura de equipamento e funcionários para o atendimento à demanda de alunos das aldeias.

 

A decisão acatou pedidos do Ministério Público Federal (MPF) que identificou precariedade e negligência nas instalações de seis escolas indígenas no município de Itaituba.

 

Segundo o MPF, entre os anos de 2017 e 2019, a prefeitura de Itaituba deixou de realizar a manutenção nas escolas e até tentou fechar as unidades de ensino, mesmo tendo recebido quase R$ 29 milhões de verbas federais, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação.

 

A Prefeitura de Itaituba informou, em nota, que os fatos imputados pelo Ministério Público Federal não procedem com a realidade das escolas citadas e que vai demonstrar em juízo provas que fundamentam a situação atual das unidades de ensino.

 

Segundo a nota, a falta de merenda escolar e de professores ocorreu em gestão anterior. A prefeitura informou que aguarda autorização da Funai, a Fundação Nacional do Índío, para construção e reforma de escolas nas aldeias.

 

A Rádio Nacional procurou a Secretaria de Estado de Educação do Pará, mas até o fechamento desta reportagem não tivemos retorno.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo