Mistério da Justiça prorroga emprego da Força Nacional na Amazônia

Segurança Pública

Publicado em 15/01/2020 - 17:04 Por Renata Martins - Brasília

(áudio substituído em 16/01/20 às 12h47 para correção de informação)

 

Três portarias publicadas nesta quarta-feira (15), no Diário oficial da União tratam da atuação das forças de segurança do governo federal em estados da Amazônia.

 

A Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública vai manter o apoio à Polícia Militar do Estado, nas operações de enfrentamento às organizações criminosas e aos crimes de divisas, como tráfico de drogas.

 

As ações são no âmbito do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras VIGIA – sigla de Vigilância, Integração, Governança, Interoperabilidade e Autonomia. O apoio terá duração enquanto perdurarem as ações do Programa VIGIA , que não tem data para acabar.

 

Já no Pará, o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no estado foi prorrogada de 26 de janeiro até 25 de março de 2020, para exercer a coordenação das atividades de guarda, de vigilância e de custódia de presos.

 

Esta é a terceira prorrogação da presença de agentes federais nas penitenciárias paraenses, que está no estado desde de o fim de julho de 2019. No dia 29 daquele mês, 58 detentos foram assassinados durante um confronto entre facções criminosas dentro do presídio de Altamira.

 

A terceira portaria prorroga o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai - Fundação Nacional do Índio, nas ações de segurança pública e no processo de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu, no Pará, por mais 180 dias, a partir de 28 de janeiro até 25 de julho de 2020.

 

Desde de 2016 agentes federais atuam nesse apoio na área, quando começou o processo de desintrução. Na época de acordo com a Funai, apenas 20% da terra indígena estava está sob a posse plena dos indígenas.

 

A Funai informou nesta quarta-feira (15) que o emprego da Força Nacional foi prorrogado para manter a ordem e resguardar a proteção da Terra.

 

A fundação destacou ainda que o processo de desintrusão não foi concluído por causa de ações judiciais interpostas por ocupantes não indígenas da terra Apyterewa.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo