Barragem de Crixás deverá ser desativada até setembro do ano que vem

Crixás-Go

Publicado em 12/02/2020 - 15:20 Por Dayana Vítor - Brasília

A barragem da Mineração Serra Grande S.A, localizada em Crixás, cidade a mais de 320 quilômetros de distância de Goiânia, coloca em risco a população local e precisa ser desativada até o dia 15 de setembro de 2021. A decisão é do juiz, Alex Alves Lessa. Caso a determinação seja descumprida, a mineradora terá que pagar multa diária de quinhentos mil reais.


Mas em um prazo bem menor, de sessenta dias, a empresa terá que realizar estudo socioeconômico de todas as edificações e propriedades rurais próximas a barragem. Além disso, até o dia 15 de dezembro de 2021, deverá comprovar que instalou equipamentos de segurança com sirenes para avisar sobre possíveis casos de rompimento da estrutura.


O Ministério Público de Goiás propôs a ação pelo fechamento da barragem, por ela ter sido construída pelo método de montante, que permite a colocação de mais rejeitos de minério, em cima dos já existentes. Esse modelo é o mesmo da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, que desmoronou no dia 25 de janeiro de 2019.


Segundo análise do Ministério Público goiano, se houvesse rompimento das barragens de Crixás, parte da população da cidade estaria em risco porque o local fica a menos de dois quilômetros do município. Também haveria possível contaminação das águas do Rio Vermelho, que deságua no rio Crixás-açu, que, por sua vez, joga suas águas no rio Araguaia.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo