Celso de Mello vai assistir nesta segunda (18) vídeo que comprovaria acusações de Moro contra PR

Suposta interferência na PF

Publicado em 16/05/2020 - 17:27 Por Victor Ribeiro - Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello vai assistir, nesta segunda-feira (18), a um vídeo que faz parte do inquérito que investiga as declarações do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro sobre uma possível interferência indevida do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

 

De acordo com Moro, as provas seriam as conversas durante uma reunião no dia 22 de abril, no Palácio do Planalto. Nela estavam cerca de 40 pessoas, incluindo Bolsonaro, ministros de Estado, outras autoridades federais e assessores.

 

Celso de Mello está trabalhando em casa, em São Paulo. Por motivo de segurança, o Supremo decidiu não transportar o HD com o vídeo até lá ou transferir o arquivo pela internet. Mas o ministro, que é relator do inquérito, também não precisará se deslocar até Brasília. O chefe de gabinete e um juiz auxiliar de Celso de Mello vão abrir o vídeo em um computador em Brasília e o ministro vai acompanhar simultaneamente a transmissão, direto da casa dele.


O inquérito é quase todo público. A única parte em sigilo é esse vídeo, porque pode conter informações estratégicas para o país. A expectativa era de que o relator decidisse sobre a retirada total ou parcial do sigilo ainda nessa sexta-feira (15), mas Celso de Mello achou importante ele mesmo ver a gravação. Inicialmente, o ministro analisaria apenas a transcrição dos diálogos e as considerações das partes envolvidas no inquérito.


A defesa do ex-ministro Sergio Moro pediu a divulgação na íntegra das duas horas de gravação. A Procuradoria-Geral da República defendeu o fim do sigilo apenas dos trechos que tenham relação direta com a investigação. E a Advocacia-Geral da União sugeriu a publicação de todas as falas da Jair Bolsonaro, que daria cerca de 20 minutos.


O inquérito foi aberto a pedido do procurador-geral Augusto Aras. Segundo ele, existem indícios dos crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra do presidente Bolsonaro.

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo