Mantido depoimento de Weitraub nesta quinta (4) à Polícia Federal

Ministro da Educação

Publicado em 04/06/2020 - 13:36 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido do ministro da Educação, Abraham Weitraub, para escolher o local, dia e horário do depoimento no inquérito aberto para apurar o suposto crime de racismo cometido por Weintraub em relação aos chineses. Com isso, fica mantido para esta quinta-feira (04), às três horas da tarde, o depoimento do ministro da Educação à Polícia Federal.

 

Abraham Weintraub entrou com um recurso no STF citando o código penal, que dá direito a autoridades de escolher o dia, local e hora de depoimentos à Justiça. No despacho, Celso de Mello argumenta que esse direito ocorre apenas nas condições de testemunha ou vítima. No caso do Weintraub, ele é investigado. Além disso, Celso de Mello destacou que o recurso foi protocolado após o prazo de cinco dias para manifestação o que, por si só, já inviabilizaria o pedido do ministro.

 

O inquérito foi aberto no final de abril a pedido do vice-procurador geral da República, Humberto Jaques, após o ministro da Educação postar em uma rede social que a China seria beneficiada geopoliticamente pela pandemia do novo coronavírus em um plano de dominar o mundo. O ministro trocou, na frase, os Rs das palavras por Ls, em referência ao Cebolinha, personagem da Turma da Mônica dos quadrinhos de Maurício de Souza.

 

A embaixada da China no Brasil, na época, soltou nota afirmando que o ministro insinuou que o país asiático teria promovido, de propósito, a pandemia e classificou a mensagem de Weintraub de racista por fazer referência a forma como os chineses falam o português.

 

A Procuradoria-Geral da República apontou que o caso, supostamente, viola o artigo 20 da lei que define os crimes por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena prevista é de um a três anos de prisão.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo