STF decide que área conhecida como Salto das Sete Quedas faz parte do território do Pará

Disputa MT versus PA

Publicado em 01/06/2020 - 13:28 Por Sâmia Mendes - Brasília

A extensão de terra conhecida como Salto das Sete Quedas, localizada à margem do Rio Araguaia, faz parte do território do estado do Pará.

 

A decisão é do Supremo Tribunal Federal (STF) e pôs fim a uma disputa após 16 anos de uma ação do Mato Grosso, que queria que a área fosse reconhecida como parte do seu território.

 

Segundo o relator, ministro Marco Aurélio, com base em perícia realizada pelo Serviço Geográfico do Exército, houve apenas uma alteração de nomenclatura do local de referência para a definição dos limites. A partir de 1952, o Salto das Sete Quedas passou a ser chamado Cachoeira das Sete Quedas.

 

A perícia apontou ainda que o único documento em que houve inversão dos nomes, o que alteraria a linha divisória entre os estados, foi na Carta de Mato Grosso e Regiões Circunvizinhas.

 

De acordo com o relator, os peritos fizeram levantamentos de campo com a presença de representantes e assistentes técnicos dos dois estados e definiram as coordenadas de outros acidentes naturais situados entre os marcos apontados pelas partes como sendo o correto.

 

Realizaram também entrevistas com a população ribeirinha nas proximidades dos marcos geográficos e pesquisaram documentos históricos localizados em diversas instituições situadas no país e no exterior.

 

Com a decisão do STF, foi também revogada a medida liminar que suspendia a regularização de terras situadas em faixa territorial ainda não demarcada entre os estados.

Últimas notícias
Saúde

MPF pede que Braskem construa novo Complexo de Saúde Mental

O único hospital psiquiátrico público de Alagoas foi atingido pelo afundamento do solo, com a exploração do sal-gema em Maceió. 

Baixar arquivo
Geral

Barroso divulga nota em que aponta “uso criminoso das redes sociais”

Em resposta aos ataques e ameaças do bilionário Elon Musk, dono do X, antigo twitter, o presidente do STF afirmou que toda empresa que opera no Brasil está sujeita à Constituição Federal. Especialistas discutem regulamentação e limites das redes sociais. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde anuncia plano para agilizar atendimento no SUS

A ideia é que as unidades básicas de saúde ofereçam consulta com especialistas, exames e procedimentos.  

Baixar arquivo
Geral

Procon/SP realiza primeira fiscalização do protocolo Não se Cale

A fiscalização constatou que a maior parte dos bares e restaurantes de São Paulo têm falhas na aplicação do protocolo Não se Cale, contra o assédio de mulheres. 

Baixar arquivo
Geral

Seminário internacional debate propriedade intelectual indígena

Evento reúne representantes de povos indígenas que vão colaborar com a posição brasileira na Conferência Diplomática da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, que acontecerá em  Genebra, em maio deste ano. 

Baixar arquivo
Cultura

Memória deixada por Ziraldo vai além dos traços e personagens

Ziraldo, só o nome, sem sobrenome. Assim era a assinatura de um dos principais chargistas da história do país. Sua popularidade ia além das obras infantis, que marcam gerações.

Baixar arquivo