Justiça do Rio mantém pensão a vítimas de incêndio no Ninho do Urubu

Tragédia no alojamento do Flamengo ocorreu em 2019, matando 10 atletas

Publicado em 25/08/2020 - 12:02 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Uma nova decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro garantiu a continuidade do pagamento de pensão aos familiares das vítimas e aos sobreviventes do incêndio no Ninho do Urubu, ocorrido em 2019.

O fato do Flamengo ter feito acordo com algumas famílias, não altera a ação que busca responsabilizar o clube pela tragédia, que matou dez atletas da categoria de base e três feridos.

O entendimento é da juíza da 1º Vara Cível da Barra da Tijuca, Bianca Ferreira Nigri. A magistrada negou recurso do time carioca, que pedia a suspensão do pagamento de R$ 10 mil por mês aos feridos e à pessoa responsável pelas vítimas fatais.

A pensão foi fixada em processo movido pela Defensoria e o Ministério Público do Rio de Janeiro.

O valor, definido em liminar, já havia sido alvo de recurso por parte do Flamengo no início deste ano. Apesar das contestações, a Justiça manteve o benefício.

A decisão ressalta que o pagamento visa à recomposição financeira das famílias até uma futura decisão judicial. Em caso de descumprimento, o Flamengo fica sujeito ao pagamento de multa diária de R$ 1.000 para cada beneficiário que tiver a pensão negligenciada.

No texto, a juíza Bianca Ferreira Nigri afirma que "o fato de ter o réu, ou seja o Flamengo, realizado acordos com parte das famílias dos menores vitimados no incêndio, nada altera o curso da demanda".

O incêndio no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu aconteceu em 8 de fevereiro de 2019. Os dez atletas mortos tinham entre 14 e 16 anos.

 

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Esportes

Tite convoca mais um zagueiro para a seleção brasileira

Zagueiro Léo Ortiz, do Red Bull Bragantino, foi convocado pelo técnico Tite nesta terça-feira (17) para os próximos dois amistosos da Seleção Brasileira, nos dias 2 e 6 de junho contra Coreia do Sul e Japão, em Seul e Tóquio.

Baixar arquivo
Política

Governo quer privatização da Eletrobras até julho deste ano

Assunto foi tema de reunião no Ministério da Economia nesta terça-feira (17). Participaram o ministro Paulo Guedes, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o Advogado Geral da União, Bruno Bianco, além dos presidentes do BNDES e da própria Eletrobras.

Baixar arquivo
Cultura

Instituto Brennand oferece atividades para marcar a Semana dos Museus

O Museu do Instituto Ricardo Brennand reúne milhares de obras da coleção do industrial pernambucano que dá nome ao local. A programação completa pode ser consultada no site gov.br/museus ou no perfil do Ibram nas redes sociais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Abastecimento de água em Manaus muda vida de moradores de baixa renda

Alguns moradores da comunidade, no entanto, são resistentes à instalação da rede porque não querem ter de pagar a tarifa da Águas de Manaus

Baixar arquivo
Cultura

Morre Helena de Lima, cantora da época de ouro da rádio no Brasil

Interprete de "Estão Voltando as Flores" e uma das divas da Rádio Nacional, Helena vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, e morreu de causas naturais aos 95 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Ex-lateral direito Jorginho é o novo técnico do Atlético-GO

Atlético-GO enfrenta hoje (17), às 21h30, no estádio Antônio Accioly, o Antofagasta, do Chile. Jorginho ainda não dirige o time que será comandado à beira do campo pelo auxiliar Anderson Gomes.

Baixar arquivo