Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições passam por testes

Peritos da Polícia Federal avaliam as correções feitas pelo TSE

Publicado em 26/08/2020 - 11:21 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Tribunal Superior Eleitoral começou, nesta quarta-feira(26), o Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas para a eleição municipal de 2020. Esse teste é realizado periodicamente, sempre antes das eleições, como destacou o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

"'E um momento no qual o Tribunal Superior Eleitoral abre corajosamente os seus sistemas para que a comunidade científica, instituições, sociedade civil e partidos busquem falhas que possam comprometer a segurança do processo" 

Barroso ainda ressaltou que os testes permitem ao Tribunal corrigir possíveis falhas.

"A votação por meio da urna eletrônica já passou por diversas auditorias, mas nunca foi constatada nenhuma fraude que tenha alterado resultados das escolhas legítimas feitas pelos eleitores"

Serão três dias de testes, onde um grupo de investigadores formado por peritos da Polícia Federal vão avaliar as correções feitas pelo TSE após os testes do ano passado.

Em 2019, os peritos conseguiram ultrapassar algumas barreiras e alterar arquivos. Porém, uma vez alterados, a urna eletrônica não mais reconheceu esses arquivos, como explicou o secretário da Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janine.

"Esse plano de ataque tentou modificar esses arquivos; na medida em que eles foram modificados, a urna eletrônica detectou que não eram mais artigos íntegros e não prosseguiu..."

O secretário do TSE ressalta que, durante os testes, várias barreiras de segurança da urna são desativadas e informações privilegiadas ficam a disposição dos investigadores, o que torna o ambiente mais favorável para o investigador tentar invadir a urna, o que não ocorreria caso uma tentativa de fraude real fosse efetuada.

Ouça também: 

Eleições 2020: 147,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar; 52,5% são mulheres



 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo