Embraer recusa proposta de conciliação e mantém demissões
A fabricante de aviões Embraer recusou a proposta de conciliação feita pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e manteve as demissões de trabalhadores. Com a falta de acordo, o processo vai para julgamento e será distribuído para um desembargador do Trabalho.
A proposta do tribunal previa a manutenção de 502 dos 900 demitidos através da suspensão do contrato de trabalho de dois a cinco meses. Durante esse período, o trabalhador não receberia salário, mas ganharia uma bolsa de qualificação paga pelo FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador.
A Embraer afirmou que a proposta não seria viável porque o prazo previsto para suspensão do contrato de trabalho seria insuficiente para a retomada das atividades e a recuperação da capacidade financeira da empresa.
Já a vice-presidência Judicial do TRT, Teresa Aparecida Asta, disse que a justificativa da empresa é insustentável porque antes das demissões a Embraer propôs uma compensação financeira para os trabalhadores que aderissem a um PDV, Plano de Demissão Voluntária, mostrando que ainda existe alguma capacidade financeira. O prazo para aderir ao PDV acabou no dia 2 de setembro e os empregados foram demitidos no dia 3 do mesmo mês.
O sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que representa os demitidos, afirmou que vai insistir na suspensão dos cortes.
![Geovana Albuquerque/Agência Brasília 02/04/2024 - Com menor taxa de analfabetismo do país, DF é referência em educação
Esse é um cuidado constante da professora Silvana Leite, que também atua no CED 2 de Taguatinga. Além de uma didática voltada para o público adulto, o ensino após os 15 anos também demanda flexibilidade. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![FAB/Divulgação Brasília (DF) 08/02/2025 - Segundo grupo de brasileiros deportados dos EUA desde o início da gestão Trump desembarcou no Ceará na sexta-feira (7/2) e foi levado em avião da FAB até Belo Horizonte
Foto: FAB/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto: Agência Santarém. Amazônia-11/12/2024 Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos. Foto: Agência Santarém.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ralf Vetterle/Pixabay Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP28. – Meio Ambiente; mudanças climáticas; poluição do ar; fumaça fábricas; chaminés; CO2. Foto: Ralf Vetterle/Pixabay](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 30/01/2025 - Chuva leve no final da tarde no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Banco Central/Reprodução Brasília (DF) - Página de consulta de valores a receber do Banco Central do Brasil. Foto: Banco Central/Reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)