Ministério Público denuncia 10 pessoas no caso Backer

Publicado em 04/09/2020 - 20:32 Por Kariane Costa - Brasília

Dez pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de Minas Gerais no caso da contaminação de cervejas da Backer e pela morte de consumidores.

Na denúncia enviada à Justiça, o Ministério Público argumenta que os donos sabiam que o produto poderia estar contaminado, e que os três sócios da empresa familiar venderam chopp e cerveja adulterados pelo uso de substância toxica no seu processo de produção.

Segundo o MP, sete engenheiros e técnicos encarregados da fabricação da bebida também sabiam que estavam fabricando produto que poderia estar adulterado.

A venda e distribuição dessas bebidas teria ocorrido entre 2018 e 2019 de janeiro de 2020, na sede da Cervejaria Três Lobos, na capital mineira, Belo Horizonte.

O Ministério Público sustenta ainda que os crimes foram comprovados por laudo pericial da Engenharia da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística produzido com base nos lotes e tanques da cerveja, além dos laudos toxicológicos e de necropsia das vítimas.

O consumo da cerveja e do chopp contaminado causou a morte de 10 pessoas, além de provocar lesões corporais gravíssimas em outras 16 pessoas, de acordo com a denúncia.

Uma testemunha também foi denunciada por apresentar declarações falsas no decorrer do inquérito policial.

A pena para os sócios-proprietários e para os responsáveis técnicos varia de quatro a oito anos de reclusão, ainda acrescida da metade pelas lesões corporais e em dobro pelos homicídios para cada uma das vítimas.

Os responsáveis técnicos ainda terão que responder pelos homicídios e lesões corporais de forma culposa, podendo vir a ser condenados a penas de um a três anos e ainda dois meses a um ano de reclusão. Alguns dos envolvidos foram denunciados por ausência de registro no conselho profissional.

 

*até o fechamento desta reportagem não conseguimos contato com a cervejaria Backer

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo