SP:seguranças que chicotearam jovem são condenados a 10 anos de prisão

Caso ocorreu em unidade do Ricoy, em 2019, e decisão é da 2ª instância

Publicado em 24/11/2020 - 21:10 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Dois seguranças da rede de supermercados Ricoy, em São Paulo, filmados torturando um adolescente de 17 anos, negro, dentro da unidade, foram condenados nesta terça-feira a 10 anos e 3 meses de prisão por tortura.

Em agosto do ano passado, o jovem teria tentado furtar duas barras de chocolate. Ao ser flagrado, foi levado por Valdir Bispo dos Santos e David de Oliveira Fernandes para uma sala fechada, e em seguida foi amarrado, despido e passou a ser chicoteado com fios elétricos. A cena foi filmada e divulgada nas redes sociais.

Os seguranças já tinham sido condenados por lesão corporal, mas foram absolvidos do crime de tortura. Agora, os desembargadores da 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo reverteram a decisão e enquadraram o crime como tortura. Os seguranças também foram condenados por cárcere privado e divulgação de cenas de nudez de vulnerável.

Para o advogado integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, a decisão é importante por inibir outros atos de violência do tipo.

A sentença da segunda instância foi dada menos de uma semana depois do assassinato de João Alberto Silveira Freitas em uma unidade do Supermercado Carrefour em Porto Alegre, quando o homem de 40 anos, também negro, foi espancado até a morte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Ecad mostra impacto da pandemia no mercado de shows

No ano passado, a quantidade de apresentações teve uma queda superior a 80% em relação a 2019.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

5G está em negociação e a exploração comercial deve começar em 2022

O sistema 5G ainda está em fase de negociação no Brasil, e não está definido o padrão que vai ser adotado: americano, chinês ou europeu.

Baixar arquivo
Geral

Governo zera imposto de remédio para tratamento de câncer

Também não será cobrado o imposto de importação de produtos utilizados por pessoas com deficiência, como alguns tipos de próteses endoesqueléticas transfemurais e teclados especiais para computadores e softwares.

Baixar arquivo
Geral

Crise hídrica é tema do programa Brasil em Pauta deste domingo (19)

Programa recebe o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira, para falar sobre iniciativas do governo para reduzir os efeitos da seca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Bombeiros controlam fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

O incêndio começou domingo (12) no local conhecido como Vale da Lua e não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada. Foram queimados o equivalente a 12 mil campos de futebol.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo