SP:seguranças que chicotearam jovem são condenados a 10 anos de prisão

Caso ocorreu em unidade do Ricoy, em 2019, e decisão é da 2ª instância

Publicado em terça-feira, 24 Novembro, 2020 - 21:10 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Dois seguranças da rede de supermercados Ricoy, em São Paulo, filmados torturando um adolescente de 17 anos, negro, dentro da unidade, foram condenados nesta terça-feira a 10 anos e 3 meses de prisão por tortura.

Em agosto do ano passado, o jovem teria tentado furtar duas barras de chocolate. Ao ser flagrado, foi levado por Valdir Bispo dos Santos e David de Oliveira Fernandes para uma sala fechada, e em seguida foi amarrado, despido e passou a ser chicoteado com fios elétricos. A cena foi filmada e divulgada nas redes sociais.

Os seguranças já tinham sido condenados por lesão corporal, mas foram absolvidos do crime de tortura. Agora, os desembargadores da 4ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo reverteram a decisão e enquadraram o crime como tortura. Os seguranças também foram condenados por cárcere privado e divulgação de cenas de nudez de vulnerável.

Para o advogado integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Ariel de Castro Alves, a decisão é importante por inibir outros atos de violência do tipo.

A sentença da segunda instância foi dada menos de uma semana depois do assassinato de João Alberto Silveira Freitas em uma unidade do Supermercado Carrefour em Porto Alegre, quando o homem de 40 anos, também negro, foi espancado até a morte.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo