Brumadinho: acordo entre Vale e comunidades afetadas fica para 2021

Publicado em 17/12/2020 - 19:53 Por Renata Martins - Brasília

Ficou para 2021 o acordo sobre a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério da Mina do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG).
Nesta quinta-feira (17), foi realizada mais uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça mineiro para discutir as indenizações coletivas ao estado, municípios e comunidades afetadas.

Ficaram programadas, pelo menos, mais duas audiências com a mineradora Vale, representantes do governo do estado e do judiciário.

A próxima está marcada para 7 de janeiro, quando haverá uma tentativa de se avançar na redação final. Só depois disso, uma nova audiência vai celebrar o acordo.

O governo de Minas Gerais e instituições jurídicas estaduais e federais pedem que a Vale pague R$ 54,6 bilhões para reparação coletiva dos prejuízos econômicos e sociais aos atingidos em toda região da bacia do rio Paraopeba.

Após a audiência, o secretário-geral do governo do estado, Mateus Simões, disse que já existe acordo sobre os projetos que devem ser executados pela mineradora e o apoio aos atingidos, mas ainda falta consenso em relação ao dinheiro que deve ficar guardado como garantia, caso a Vale não cumpra com os compromissos assumidos.

Do lado de fora da sede do Tribunal de Justiça mineiro, em Belo Horizonte, os atingidos pela tragédia voltaram a protestar.

O dirigente do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) comentou o resultado da audiência.

Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, causou a morte de 252 pessoas, além de danos ambientais.

Em nota, a Vale afirmou que permanece empenhada em reparar integralmente os atingidos e as comunidades impactadas. A mineradora disse também que as negociações seguem avançando, mas ainda não há definição de valores.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz vai entregar nova remessa de vacinas contra covid nesta sexta

O carregamento, somado aos lotes liberados nesta semana, alcança um total de 4,6 milhões de doses.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados de quinta-feira (23) no futebol

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA derrotou o Botafogo por 2 a 0. Na Copa Sul-Americana, o Athletico Paranaense foi até o Uruguai e venceu o Peñarol  por 2 a 1 na primeira partida das semifinais.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores descobrem vírus parecido com o da covid-19 em morcegos

Ele foi descoberto justamente durante uma pesquisa para tentar desvendar a origem do Sars-Cov-2, que se transformou na pior pandemia dos últimos tempos.

Baixar arquivo
Geral

SIMU: sistema une dados públicos sobre mobilidade urbana

O portal do Ministério do Desenvolvimento Regional, lançado nesta quinta-feira dentro da Semana Nacional de Mobilidade, une dados públicos de diversas fontes como o IBGE, Agência Nacional do Petróleo e Gás e Datasus.

Baixar arquivo
Política

Comissão da Câmara aprova substitutivo à PEC da Reforma Administrativa

Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários. O texto retoma vários pontos da proposta encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional, em setembro do ano passado.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil avança para quartas de final na Copa do Mundo de Futsal

Nas quartas de final, os brasileiros vão enfrentar a seleção de Marrocos, no próximo domingo (26), às 10h, horário de Brasília, na cidade de Vilnius, na Lituânia.

Baixar arquivo