Ministério Público denuncia seis pessoas pela morte de João Alberto

Homem foi espancado no Carrefour de Porto Alegre

Publicado em 17/12/2020 - 21:08 Por Daniel Ito - Brasília

O Ministério Público do Rio Grande do Sul denunciou seis pessoas pela morte de João Alberto Silveira Freitas, que foi agredido nas dependências de um supermercado do grupo Carrefour em Porto Alegre no dia 19 de novembro.

Dois dos denunciados pelo Ministério Público são os seguranças Giovane Gaspar da Silva e Magno Braz Borges, funcionários do Grupo Vector, que foram filmados espancando Freitas e já estão presos.

Os outros quatro são a funcionária do Carrefour Adriana Alves Dutra, que assistiu à agressão, e outros três empregados do supermercado: Paulo Francisco da Silva; Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende.

Além da denúncia, o MP gaúcho pediu a prisão desses três empregados e também que a prisão temporária de Adriana seja convertida em preventiva.

Em vídeos gravados por testemunhas, ela aparece filmando as agressões de Giovane e Magno contra João Alberto, e ameaçando outras pessoas que filmavam a cena com seus celulares.

Paulo Francisco também é flagrado nas imagens impedindo a mulher de João Alberto de se aproximar do marido, enquanto Kleiton e Rafael ajudam os agressores a imobilizar a vítima.

Se a denúncia for aceita pela Justiça, os seis vão responder pelo crime de homicídio triplamente qualificado por: motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

A nossa equipe não conseguiu contato com os advogados dos denunciados.

Além dessa denúncia, o Ministério Público do Rio Grande do Sul disse que está preparando outras três ações sobre o caso, fora da esfera criminal. Uma delas trata de medidas para combater o racismo estrutural, como explicou o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen.

As outras ações que estão sendo preparadas pelo MP gaúcho visam a reparação da família de João Alberto, e também para investigar como é feito o controle das empresas de segurança privada no estado do Rio Grande do Sul.

Últimas notícias
Geral

Ministro de Minas e Energia descarta risco de apagão no país

Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas nos principais reservatórios, mas setor elétrico soube trabalhar para superar o problema.

Baixar arquivo
Saúde

Cidades de São Paulo cancelam carnaval de 2022

São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André decidiram cancelar o carnaval do ano que vem com receio do aumento de casos da variante Ômicron. 

Baixar arquivo
Economia

Fecomércio lamenta cancelamento do Réveillon no Rio de Janeiro

O presidente da Fecomércio reconheceu a importância do evento para setores fundamentais da economia, mas admitiu os riscos que a nova variante do coronavírus representariam em uma celebração desse porte.

Baixar arquivo
Saúde

Festa de Réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro, é cancelada

O fator predominante para cancelar o evento é o risco que representaria, diante do avanço em vários países da nova variante do coronavírus. A Ômicron já tem casos confirmados também no Brasil, por enquanto em pessoas que chegaram do exterior.

Baixar arquivo
Cultura

Bienal do Livro festeja reencontro de autores e público

Este ano, a festa literária faz homenagem a Zuenir Ventura. Na programação do fim de semana, debates sobre juventude, poesia, sustentabilidade, cultura geek e pop, saúde mental, e tendências do mercado literário.

Baixar arquivo
Cultura

Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no Jardim Botânico

Criado em agosto de 2010, o projeto Orquestra Maré do Amanhã leva música clássica a crianças e adolescentes, moradores do Complexo de Favelas, considerado um dos maiores da zona norte carioca. 

Baixar arquivo