Ford e trabalhadores fazem mais uma audiência de conciliação na quinta

Segundo MPT, Ford só poderá demitir após negociação coletiva

Publicado em 15/02/2021 - 16:23 Por Dayana Vitor - Brasília

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgica, Siderúrgica, Mecânica, de Automóveis, Autopeças de Camaçari e da Ford vão participar de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Bahia na próxima quinta-feira (18).

Até a última sexta-feira (12), o Sindicato dos Trabalhadores de Camaçari e o Ministério Público do Trabalho da Bahia juntaram suas manifestações nos autos do processo de conciliação. A Ford teve o mesmo tempo para formalizar o pedido de retomada de parte da produção de peças automotivas da fábrica de Camaçari, na Bahia. Tudo isso ficou acertado na última audiência de conciliação entre as partes que ocorreu no dia 12 de fevereiro.

Antes da audiência no TRT da Bahia marcada para próxima quinta-feira, a empresa e o sindicato devem responder às demandas feitas respectivamente por cada um deles e se reunir para tentar avançar nas negociações. Essa nova audiência pode ser suspensa, caso as partes cheguem a um consenso. Até o momento, não conseguimos resposta do Sindicato e da empresa sobre esse ponto.

Nota divulgada pelo Ministério Público do Trabalho esclareceu que a decisão liminar da última sexta-feira do desembargador do Trabalho Edilton Meireles manteve a ordem da empresa de não dispensar os empregados da Ford de forma coletiva, até o fim da negociação. E de não suspender o pagamento de salários ou licenças, de não praticar assédio moral e fornecer as informações solicitadas pelo sindicato.

Lembrando que a Ford anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil no dia 11 de janeiro. A justiça estima que cerca de 120 mil postos de trabalho, entre empregos diretos, indiretos e induzidos sejam perdidos com o fechamento das fábricas da indústria em Camaçari, na Bahia, Taubaté, São Paulo e Horizonte, no Ceará.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo