Ford e trabalhadores fazem mais uma audiência de conciliação na quinta

Segundo MPT, Ford só poderá demitir após negociação coletiva

Publicado em 15/02/2021 - 16:23 Por Dayana Vitor - Brasília

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgica, Siderúrgica, Mecânica, de Automóveis, Autopeças de Camaçari e da Ford vão participar de uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Bahia na próxima quinta-feira (18).

Até a última sexta-feira (12), o Sindicato dos Trabalhadores de Camaçari e o Ministério Público do Trabalho da Bahia juntaram suas manifestações nos autos do processo de conciliação. A Ford teve o mesmo tempo para formalizar o pedido de retomada de parte da produção de peças automotivas da fábrica de Camaçari, na Bahia. Tudo isso ficou acertado na última audiência de conciliação entre as partes que ocorreu no dia 12 de fevereiro.

Antes da audiência no TRT da Bahia marcada para próxima quinta-feira, a empresa e o sindicato devem responder às demandas feitas respectivamente por cada um deles e se reunir para tentar avançar nas negociações. Essa nova audiência pode ser suspensa, caso as partes cheguem a um consenso. Até o momento, não conseguimos resposta do Sindicato e da empresa sobre esse ponto.

Nota divulgada pelo Ministério Público do Trabalho esclareceu que a decisão liminar da última sexta-feira do desembargador do Trabalho Edilton Meireles manteve a ordem da empresa de não dispensar os empregados da Ford de forma coletiva, até o fim da negociação. E de não suspender o pagamento de salários ou licenças, de não praticar assédio moral e fornecer as informações solicitadas pelo sindicato.

Lembrando que a Ford anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil no dia 11 de janeiro. A justiça estima que cerca de 120 mil postos de trabalho, entre empregos diretos, indiretos e induzidos sejam perdidos com o fechamento das fábricas da indústria em Camaçari, na Bahia, Taubaté, São Paulo e Horizonte, no Ceará.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Minirreforma ministerial é publicada no Diário Oficial da União

Uma das mudanças foi a nomeação de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP para comandar a Casa Civil. Ele vai substituir o general Luiz Eduardo Ramos, que foi nomeado para a Secretaria-geral da Presidência da República.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa indica que vacinados continuam a transmitir a covid-19

Quem está vacinado contra a covid-19 ainda pode transmitir a doença e também contrair o coronavírus, ainda que com menor gravidade. Essas são as conclusões de um estudo da Fapesp.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 anos, SP registra queda de 74% de mortes por Aids

Em 1995, foram registrados 7.739 óbitos. Em 2019, caiu para 2.049 mortes.

Baixar arquivo
Geral

Governo deve apresentar reformulação de programas sociais

As mudanças devem juntar diversos programas sociais já existentes e beneficiar cerca de 17 milhões de pessoas. Atualmente, o Bolsa Família atende em torno de 14 milhões de pessoas.

Baixar arquivo
Esportes

Tóquio 2020: Japonês vence individual geral da ginástica artística

O brasileiro Caio Souza terminou na 17ª posição na final do individual geral masculino de ginástica artística. Já o paulista Diogo Soares foi o 20° colocado.

Baixar arquivo
Economia

Prorrogada suspensão dos procedimentos de benefícios sociais

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada nessa terça-feira (27) no Diário Oficial da União.

Baixar arquivo