Edmar Santos e Witzel depõem em processo de impeachment

Publicado em 07/04/2021 - 18:17 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ex-secretário estadual de Saúde Edmar Santos depôs nesta quarta-feira ao Tribunal Especial Misto, que analisa o processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, acusado de corrupção. Mas por ordem do Superior Tribunal de Justiça, a oitiva não pode ser transmitida, nem gravada, atendendo a um pedido da defesa de Santos, que alegou proteção da sua imagem pessoal. O ex-secretário depôs protegido por biombos e cartazes, para que a imprensa não pudesse sequer fotografá-lo.

A arguição começou com mais de 3 horas de atraso, pois no início da sessão, Witzel anunciou a destituição dos seus advogados e pediu 20 dias para apresentar nova defesa. A solicitação, no entanto, foi negada pelo Tribunal Especial e a sessão foi suspensa apenas temporariamente até que um novo advogado se apresentasse.

Edmar Santos falou por cerca de 1 hora e 40 minutos e respondeu a perguntas formuladas pelo próprio Witzel, que é ex-juiz e decidiu assumir essa prerrogativa da sua defesa. O ex-secretário estadual de Saúde afirmou que concedeu cargos a pessoas indicadas pelo grupo político de Witzel, e também acusou o governador afastado de direcionar repasses a prefeituras comandadas por aliados.

Além disso, Santos disse que alertou Witzel sobre o perigo de voltar a contratar uma organização social, que havia sido proibida de negociar com o estado por causa de irregularidades.

Antes do depoimento, enquanto aguardava a chegada de seu novo advogado, Witzel voltou a afirmar que não teve participação em nenhum esquema de corrupção, apesar de admitir a descoberta de uma organização criminosa na área da saúde do estado. Ele inclusive identificar o chefe desse grupo, prometendo revelar mais detalhes durante a sessão.

O ex-secretário Edmar Santos é uma figura chave na acusação contra Witzel, e chegou a ser preso no ano passado por causa dos escândalos envolvendo as contratações emergenciais para combater a pandemia de covid-19 no Rio de Janeiro.

As informações passadas por ele em um acordo de delação premiada são as principais peças da denúncia contra Wilson Witzel, acusado de se beneficiar desses esquemas e também de outras contratações irregulares firmadas com organizações da área da saúde.

Com os depoimentos de Santos e Witzel, o processo de impeachment do governador afastado se encaminha para a fase conclusiva. Nas próximas semanas, a defesa e a acusação farão suas alegações finais, o que será precedido da leitura do voto do relator do processo e, por fim, a votação em plenário que vai decidir se Witzel perderá ou não definitivamente do cargo.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Vitória Elizabeth

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo