Justiça aceita recurso do governo do DF e suspende lockdown

Publicado em 09/04/2021 - 14:58 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Está suspenso o lockdown no Distrito Federal. A decisão desta sexta-feira, do ministro Humberto Martins, presidente do STJ, o Superior Tribunal de Justiça, atende a recurso do Governo do Distrito Federal.

O ministro Humberto Martins argumentou que não cabe ao Poder Judiciário interferir em decisão do governo local sobre o combate à pandemia, já que este tenta conciliar o atendimento à saúde pública com o funcionamento da economia.

Martins apontou ainda que, de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal, de 2020, os estados têm competência para definir a política pública do tratamento da pandemia. E que o DF tomou suas decisões com base em dados técnicos, e fundamentadas com o apoio da ciência. Ele ressalta que nas últimas semanas, houve diminuição das notificações de novas infecções por Covid-19, bem como redução na taxa de circulação do vírus.

A suspensão de atividades não essenciais tinha sido determinada nessa quinta -feira, pelo desembargador Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ele justificou que o sistema de saúde está em colapso, e por isso as medidas de restrição não devem ser relaxadas. E destacou que durante essa quinta-feira a ocupação de leitos de UTI para covid chegou a atingir 100 por cento nos hospitais da capital federal.

Edição: Nadia Faggiane/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Câmara aprova projeto de lei que suspende despejo até o fim do ano

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18) um projeto de lei (PL) que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim deste ano. O projeto segue para o Senado.

Baixar arquivo
Geral

Governo lança programa para facilitar transporte de cargas

presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que cria o programa e mais um decreto e duas medidas provisórias com as ações que fazem parte do Gigantes do Asfalto.

Baixar arquivo
Saúde

Motoristas e cobradores são vacinados contra covid em várias cidades

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Cultura

Perto dos 90 anos, Zuenir Ventura estreia série Depoimentos Cariocas

Vídeos sobre a memória da cidade do Rio de Janeiro, por meio do olhar de quem já contou tantas histórias sobre ela, são o tema da série “Depoimentos Cariocas”.

Baixar arquivo
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo