Justiça volta a ordenar fechamento de atividades não essenciais no DF

Governo recorreu da decisão, que pode afetar final da Supercopa

Publicado em 08/04/2021 - 19:38 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça Federal manteve, nesta quinta-feira (8), a decisão da primeira instância determinando o retorno das medidas de restrição ao funcionamento de atividades não essenciais no Distrito Federal.

No dia 31 de março, o governo do DF havia conseguido autorização da Justiça para manter as medidas de abertura das atividades, que passa a não valer mais a partir de agora.

O desembargador federal Souza Prudente considerou que não houve qualquer redução no avanço da pandemia, mas sim o seu agravamento, com escalada do risco de colapso no serviço de saúde público e privado do Distrito Federal, não se justificando o relaxamento das medidas de restrição.

O secretário-chefe da Casa-Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que o governo vai cumprir a decisão, mas que já recorreu.

Com a decisão da justiça, as atividades comerciais não essenciais voltam a ser suspensas na capital federal. Bares e restaurantes só podem fazer entregas. Eventos esportivos também estão proibidos.

Assim, a final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo, marcada para este domingo no estádio Mané Garrincha, também pode não ser realizada. O governo do DF disse que vai aguardar o resultado do recurso apresentado na Justiça para suspender ou não a partida.

Jogos da Libertadores, Copa do Brasil e do Candangão também estão na agenda esportiva da capital federal e podem ser afetados pela decisão.

E com a chegada de novas doses de vacinas contra o coronavírus, o Governo do DF vai retomar a vacinação de idosos com 66 anos a partir desta sexta-feira, em 50 postos na capital federal. O secretário Gustavo Rocha disse que haverá vacina para todos dessa faixa etária.

Na próxima semana será retomada a vacinação de profissionais de saúde e da segurança pública. Ainda não há previsão para iniciar a vacinação de professores.

Os leitos de UTI no Distrito Federal continuam superlotados nesta quinta-feira (8). 364 pacientes estão na fila por um leito de tratamento intensivo, 282 deles com Covid-19.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vacina pessoas a partir de 41 anos com comorbidades

A partir desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro passa a vacinar duas faixas etárias por dia contra a covid-19. A imunização será para quem tem 42 e 41anos e tem comorbidades. Profissionais de saúde também devem procurar os postos de vacinação de acordo com a idade.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: Palacete do Museu Histórico da Cidade reabre após dez anos fechado

Depois de uma década fechado, o Palacete do Museu Histórico da Cidade, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, foi reaberto nesta terça-feira (18), que comemora o Dia Internacional dos Museus.

Baixar arquivo