Justiça volta a ordenar fechamento de atividades não essenciais no DF

Governo recorreu da decisão, que pode afetar final da Supercopa

Publicado em 08/04/2021 - 19:38 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça Federal manteve, nesta quinta-feira (8), a decisão da primeira instância determinando o retorno das medidas de restrição ao funcionamento de atividades não essenciais no Distrito Federal.

No dia 31 de março, o governo do DF havia conseguido autorização da Justiça para manter as medidas de abertura das atividades, que passa a não valer mais a partir de agora.

O desembargador federal Souza Prudente considerou que não houve qualquer redução no avanço da pandemia, mas sim o seu agravamento, com escalada do risco de colapso no serviço de saúde público e privado do Distrito Federal, não se justificando o relaxamento das medidas de restrição.

O secretário-chefe da Casa-Civil do DF, Gustavo Rocha, afirmou que o governo vai cumprir a decisão, mas que já recorreu.

Com a decisão da justiça, as atividades comerciais não essenciais voltam a ser suspensas na capital federal. Bares e restaurantes só podem fazer entregas. Eventos esportivos também estão proibidos.

Assim, a final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo, marcada para este domingo no estádio Mané Garrincha, também pode não ser realizada. O governo do DF disse que vai aguardar o resultado do recurso apresentado na Justiça para suspender ou não a partida.

Jogos da Libertadores, Copa do Brasil e do Candangão também estão na agenda esportiva da capital federal e podem ser afetados pela decisão.

E com a chegada de novas doses de vacinas contra o coronavírus, o Governo do DF vai retomar a vacinação de idosos com 66 anos a partir desta sexta-feira, em 50 postos na capital federal. O secretário Gustavo Rocha disse que haverá vacina para todos dessa faixa etária.

Na próxima semana será retomada a vacinação de profissionais de saúde e da segurança pública. Ainda não há previsão para iniciar a vacinação de professores.

Os leitos de UTI no Distrito Federal continuam superlotados nesta quinta-feira (8). 364 pacientes estão na fila por um leito de tratamento intensivo, 282 deles com Covid-19.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo