MPF abre inquérito sobre saúde mental de policiais federais do RJ

Intenção é apurar a incidência de doenças psiquiátricas

Publicado em 27/04/2021 - 15:56 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A saúde mental dos policiais federais do Rio de Janeiro ganhou a atenção do Ministério Público Federal no estado, que instaurou um inquérito civil público. A intenção do procedimento, aberto pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, é apurar a incidência de doenças psiquiátricas em agentes, delegados e no quadro administrativo da corporação.

O psicólogo do Departamento da Polícia Federal no Rio, Salvador Juliano, faz parte desse quadro. Responsável pelo acompanhamento preventivo e de agentes já diagnosticados com algum transtorno, ele ressalta que a atividade, por si só, é estressante. Somado a isso, existem diversos fatores que podem comprometer emocionalmente o agente.

Ainda no contexto desse inquérito, o MPF quer saber se há alguma expectativa para a PF colocar em prática programas de prevenção a suicídios e problemas psicológicos, como a criação de um setor específico, conforme sugerido pelo Serviço de Saúde da instituição.

A reportagem entrou em contato com a Superintendência regional da Polícia Federal e aguarda posicionamento.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Violência obstétrica: doulas encaminham denúncias à Defensoria Pública

Em pouco mais de cinco anos, mais de 40 denúncias de violência obstétrica foram recebidas pela Associação de Doulas do Rio de Janeiro e encaminhadas à Defensoria Pública do Estado.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa libera vacina para prevenir bronquiolite em bebês

A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que pode afetar com gravidade crianças pequenas e bebês.

Baixar arquivo
Geral

Cai o número de acidentes nas rodovias federais durante a Semana Santa

O balanço da operação da Polícia Rodoviária Federal também registrou diminuição nos números de mortos e de feridos nas estradas durante o feriado prolongado da Páscoa. 

Baixar arquivo
Justiça

Senado: força tarefa vai analisar proposta de revisão do Código Civil

A Comissão de Juristas criada para elaborar um anteprojeto sobre a revisão do Código Civil pretende concluir a votação até sexta-feira. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

São Paulo apresenta dados preocupantes de poluição do ar

Há três anos, a cidade de São Paulo não tinha registro da qualidade do ar "muito ruim". Agora, no bairro Pinheiros, o ar foi apontado como muito ruim. 

Baixar arquivo
Justiça

Prefeitura de Franca é condenada a indenizar vítima de enxurrada

O valor da indenização é de R$ 70 mil. O município vai ter que pagar também uma pensão mensal à esposa da vítima até a data em que ela completaria 79 anos.

Baixar arquivo