MPF abre inquérito sobre saúde mental de policiais federais do RJ

Intenção é apurar a incidência de doenças psiquiátricas

Publicado em 27/04/2021 - 15:56 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A saúde mental dos policiais federais do Rio de Janeiro ganhou a atenção do Ministério Público Federal no estado, que instaurou um inquérito civil público. A intenção do procedimento, aberto pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, é apurar a incidência de doenças psiquiátricas em agentes, delegados e no quadro administrativo da corporação.

O psicólogo do Departamento da Polícia Federal no Rio, Salvador Juliano, faz parte desse quadro. Responsável pelo acompanhamento preventivo e de agentes já diagnosticados com algum transtorno, ele ressalta que a atividade, por si só, é estressante. Somado a isso, existem diversos fatores que podem comprometer emocionalmente o agente.

Ainda no contexto desse inquérito, o MPF quer saber se há alguma expectativa para a PF colocar em prática programas de prevenção a suicídios e problemas psicológicos, como a criação de um setor específico, conforme sugerido pelo Serviço de Saúde da instituição.

A reportagem entrou em contato com a Superintendência regional da Polícia Federal e aguarda posicionamento.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do ENEM 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo