Medidas restritivas voltam a valer no Rio de Janeiro

Última decisão da prefeitura estendeu medidas até o dia 10 de maio

Publicado em 06/05/2021 - 12:12 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As medidas restritivas para conter a pandemia de coronavírus na cidade do Rio de Janeiro voltaram a vigorar, após nova decisão judicial. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Henrique de Andrade Figueira, suspendeu a liminar que havia sido dada por uma juíza, invalidando as restrições.

Com isso, os três decretos editados pela prefeitura, que versam sobre as proibições e outras ações de prevenção à pandemia, voltaram a ter validade, conforme o texto original.

Para o presidente do TJ, a suspensão judicial dos decretos municipais conduz a uma verdadeira anarquia, porque impede o ente público de exercer um mínimo controle da organização social, além de infringir a separação entre os três poderes.

Na decisão, ele ainda declarou que a falta de regramento propiciará inadmissível aglomeração e contribuirá para a veloz e indesejável transmissão do vírus.

Esta foi a segunda vez que a juíza Regina Lucia Chuquer, da 6ª Vara de Fazenda Pública, determinou a suspensão dos decretos municipais, que estabelecem as medidas de controle do contágio. Para ela, nem mesmo uma pandemia justifica a restrição da liberdade individual dos cidadãos.

Na ocasião anterior, a decisão tornou-se inválida com a edição de um novo decreto pela prefeitura. Por isso, desta vez, a juíza estendeu a suspensão a todos os decretos, inclusive futuros, com o mesmo objetivo, o que também foi sustado pela presidência do tribunal.

A última decisão da prefeitura estendeu as medidas até o dia 10 de maio. Foi mantida a proibição para o funcionamento de casas de show e boates, mas museus, cinemas, teatros e casas de festa podem abrir com até 40% da  capacidade. Já as praias e cachoeiras continuam vetadas nos fins de semana, mas nos dias úteis estão liberadas.

Os restaurantes e bares podem funcionar até as 22h e todo tipo de comércio, inclusive dentro de shoppings, está liberado, desde que haja controle da quantidade de clientes.

A população continua impedida de permanecer em locais públicos no horário entre 23h e 5h.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo