Ministério Público do RJ denuncia mãe e padrasto de Henry

Acusação é de homicídio qualificado, tortura, fraude e coação

Publicado em 06/05/2021 - 19:39 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou, nesta quinta-feira (6), o vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, e a professora Monique Medeiros pela morte do menino Henry Borel.

O crime aconteceu na madrugada do dia 8 de março, no apartamento onde a criança, de 4 anos de idade, morava com a mãe Monique e o padrasto, Dr. Jairinho, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

De acordo com a denúncia, o casal vai responder por homicídio qualificado, pela impossibilidade de defesa da vítima, e por ter sido cometido por meio cruel e motivo torpe. A pena pode ainda ser aumentada pelo fato de Henry ser menor de 14 anos. Os dois também foram denunciados pelos crimes de tortura, fraude processual e coação.

No caso de Monique há, ainda, acusação de falsidade ideológica. Segundo as investigações, no dia 13 de fevereiro, ela prestou declaração falsa em um hospital na zona oeste carioca, para onde Henry foi levado após sofrer violência.

Ainda segundo a denúncia, Monique vai responder pela morte do filho porque, como mãe, deveria ter protegido o filho e afastá-lo da rotina de violência física e mental, à qual Henry era submetido. No entanto, nada fez.

No documento, o MP pede a conversão da prisão temporária do casal em preventiva. Para o promotor de Justiça Marcos Kac, que assina a denúncia, a prisão preventiva é a única forma de se assegurar que a instrução criminal não será atrapalhada pelos acusados.

Segundo o promotor, as investigações desvendaram que o casal tentou intimidar e cercear testemunhas, direcionar depoimentos e embaraçar o trabalho de apuração. Na denúncia, o MP ressalta que os crimes praticados pelo padrasto e a mãe do pequeno Henry demonstram desprezo por regras de conduta e boa convivência social.

Em nota, a defesa de Monique Medeiros, representada pelo advogados Thiago Minagé, Hugo Novais e Thaise Mattar Assad, declarou que a denúncia apresentada pelo MP acerta ao atribuir homicídio qualificado contra Jairo Souza Santos Jr., o Dr. Jairinho. No entanto, segundo a defesa, Monique é vítima, e que há excesso ao afirmar que ela tenha qualquer tipo de participação no crime. Procurada, a defesa de Jairinho não se manifestou.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo