Familiares de pessoas desaparecidas em todo o Brasil vão poder fazer gratuitamente coleta de DNA a partir da próxima semana para ajudar na identificação desses parentes.
A Campanha Nacional acontece entre os dias 14 e 18 de junho, e é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para ampliar o Banco Nacional de Perfis Genéticos e ajudar mais familiares a identificar seus entes desaparecidos.
Todas as unidades da Federação vão contar com postos de atendimento para a coleta de dados. Podem participar da campanha pais, filhos e irmãos com os mesmos genitores.
No Rio de Janeiro serão 13 postos espalhados pelo Estado. A Secretaria de Polícia Civil do Rio vai fazer um mutirão para a coleta das amostras.
Qualquer pessoa com um familiar desaparecido poderá procurar os postos. Se o registro do sumiço ainda não tiver sido feito, os agentes vão auxiliar, encaminhando as pessoas para as delegacias mais próximas.
A coleta é simples e sem dor. Ela é feita com uma espécie de cotonete, que é passado na parte interna das bochechas da pessoa.
Marcelo Martins, diretor do laboratório de DNA da Policia do Rio, que é vinculado ao Departamento Geral de Polícia Técnico Científica, explica que o material genético do familiar é comparado com perfis genéticos de corpos não identificados dos bancos estaduais e nacional, aumentando a chance de esclarecimento de muitos casos.
O diretor ainda ressalta que os dados coletados serão usados apenas para a finalidade do banco de perfis genéticos.
O banco de perfis genéticos do Instituto de Pesquisa e Perícias em Genética Forense do Estado do Rio existe desde 2012 e contribui com cerca de 26% das amostras coletadas de familiares no Banco Nacional.
Em 2013, pela primeira vez um corpo de uma pessoa desaparecida foi identificado a partir do material genético depositado no banco de DNA do Rio de Janeiro.
Os endereços dos locais para fazer a coleta estão no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O trabalho vai seguir todos os protocolos de segurança e distanciamento para prevenir o contágio do coronavírus.
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ABIR SULTAN/Pool via REUTERS/Proibida reprodução Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
31/12/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pedro Souza/Atletico Cuca deixa o comando do Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 21/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)