MPSP abre inquérito contra rede Assaí por dano moral e constrangimento
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu inquérito contra a rede de supermercados Assaí, por dano moral e constrangimento causado contra o cliente do estabelecimento Luiz Carlos da Silva, metalúrgico, de 56 anos. O caso aconteceu em Limeira, no interior de São Paulo.
Em vídeos postados em redes sociais, é possível ver seguranças do supermercado intimidando Luiz Carlos, que fica de cueca para comprovar que não teria roubado mercadorias. O cliente, negro, disse que entrou e saiu do supermercado sem comprar nada pois estava apenas pesquisando preços.
O Ministério Público de São Paulo deu prazo de 15 dias para manifestação da filial e matriz da rede Assaí. Na portaria de instauração, os promotores fazem referência à proteção ao ser humano contra tratamentos desumanos ou degradantes e afirmam que o caso representa afronta à Política Nacional das Relações de Consumo.
Em nota pública, a rede se desculpou pelo constrangimento causado ao cliente, informou que foi aberto um processo interno de apuração e que o responsável pela abordagem já foi desligado da empresa.