Mulher é condenada por feminicídio da companheira no DF

Publicado em 27/09/2021 - 15:22 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Uma mulher foi condenada por feminicídio no Distrito Federal por ter colocado fogo na companheira em setembro de 2019. Wanessa Pereira de Souza matou Tatiana Luz da Costa Faria e a pena é de 18 anos e 9 meses de prisão em regime inicial fechado. Tatiana teve 90% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.

Essa é uma das primeiras condenações de uma mulher por feminicídio. Os promotores do caso argumentaram que o objetivo da lei do feminicídio é manter as mulheres seguras nos relacionamentos afetivos, independente do gênero do agressor ou da orientação sexual da vítima.

Esse entendimento foi seguido pelos jurados, que acataram os agravantes de feminicídio, motivo fútil e emprego de fogo. O crime ocorreu após Wanessa não aceitar o fim do relacionamento. Ainda cabe recurso.

Para a consultora legislativa aposentada Cleide Lemos, que trabalhou na elaboração da lei do Feminicídio e atua na Campanha do Levante Feminista Contra o Feminicídio, o homicídio da Tatiana revela que o machismo não é uma condição restrita aos homens.

A socióloga e especialista em violência contra mulheres Wania Pasinato acredita que este caso trará repercussões para o combate ao feminicídio no país.

A lei do feminicídio foi sancionada em 2015 e aumenta a pena para homicídios cometidos contra a mulher motivados por razões da condição do sexo feminino, que é quando o crime envolve violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação à condição de mulher. O Conselho Nacional de Justiça registra uma média de quase 1.800 novos casos de feminicídios ao ano que chegam à justiça brasileira.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Internacional

Itamaraty apresenta candidato brasileiro ao Tribunal de Haia

O Itamaraty apresentou a embaixadores o professor de direito internacional de UFMG Leonardo Caldeira Brant, que foi escolhido para a vaga na corte das Nações Unidas.

Baixar arquivo
Justiça

Tribunal Regional Federal da 6ª Região é instalado em Belo Horizonte

A nova corte ficará responsável por julgar os processos em segunda instância que tenham origem em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Política

TSE suspende repasse de recursos para campanha de Roberto Jefferson

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, o candidato está inelegível até 24 de dezembro de 2023, porque foi condenado no processo do mensalão. Ele se candidatou à Presidência da República pelo PTB.

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde reembolsaram ao SUS mais de R$ 5 bi de 2015 a 2020

Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou a 6ª edição do Mapa de Utilização do SUS por Beneficiários de Planos Privados.

Baixar arquivo
Política

Acompanhe a agenda de cinco dos candidatos à Presidência da República

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em média, cerca de 112 mil queimadas são registradas por ano no país

Dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que realiza esse monitoramento desde 1998. Entre os biomas, o cerrado é o mais atingido.

Baixar arquivo