Farmácias que pedem CPF para dar descontos serão investigadas pelo MJ

Publicado em 17/11/2021 - 20:17 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A prática recorrente de concessão de descontos em redes de farmácias mediante o cadastro de consumidores na base de dados das empresas entrou na mira do governo.

A Senacon, Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai apurar se as farmácias violaram a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que protege os consumidores. Serão investigadas as cinco principais redes de drogarias do país: Raia Drogasil, Pacheco, São Paulo, Pague Menos e Panvel.

Lilian Brandão, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, explica como essas empresas podem ter quebrado essa regra.

A diretora diz ainda que as farmácias devem informar, de forma adequada, sobre o uso dos dados de clientes.

A contadora Edna Mamédio, de 59 anos, moradora de Brasília, costuma fornecer dados pessoais para o cadastro em redes de farmácias da capital, embora avalie que não haja clareza quanto ao uso das informações.

As drogarias terão que prestar esclarecimentos no prazo de dez dias a contar do recebimento da notificação ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, que conduz as investigações.

Em nota, a Raia Drogasil informou que até o momento não foi notificada e que atua com total transparência no uso de dados dos clientes. Segundo a empresa, qualquer cliente da Raia Drogasil tem direito a desconto, com ou sem a identificação pelo CPF.

A Pague Menos também informou que não tomou conhecimento da notificação, que atua em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e mantém transparência no processo de obtenção de tratamento de informações pessoais fornecidas pelos clientes.  

Nós não tivemos respostas das redes Pacheco, São Paulo e Panvel até o fechamento desta edição.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo