80% das prisões errôneas por reconhecimento facial no RJ são de negros

TJ-RJ recomenda que a técnica não seja a única prova dos inquéritos

Publicado em 12/01/2022 - 20:36 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro publicou recomendação para que os magistrados reavaliem com urgência as decisões em que a prisão preventiva é decretada com base apenas no reconhecimento fotográfico.

A recomendação foi feita pelo 2º vice-presidente do Tribunal fluminense, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, com base em decisão do Superior Tribunal de Justiça. A orientação do STJ é que o reconhecimento de pessoa, presencialmente ou por fotografia, feito na fase do inquérito policial, apenas pode ser usado para identificar o réu quando observadas outras formalidades previstas no Código de Processo Penal e quando confirmado por outras provas na fase judicial.

De acordo com a decisão do STJ, a não observação desses procedimentos invalida o reconhecimento da pessoa suspeita e não poderá servir de fundamento a uma eventual condenação, mesmo se confirmado o reconhecimento em juízo.

Um levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro juntamente com o Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais apontou que foram realizadas ao menos 90 prisões injustas baseadas no método, de 2012 a 2020; 73 delas no Rio de Janeiro. O levantamento ainda mostrou que 81% dos registros que contavam com informações sobre a raça dos acusados, indicavam que eles eram negros.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Internacional

Essequibo: Mercosul e mais 4 países manifestam preocupação com caso

Assunto também entrou a pauta do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira. Essequibo é uma região da Guiana objeto de disputa com a Venezuela há mais de um século. Agora, Maduro quer anexar o território.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Eliminação dos combustíveis fósseis ainda em disputa na COP 28

O conteúdo do documento está em negociação entre os países, que devem apresentar a versão final no dia 12, quando acaba a Conferência.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan inicia em 2024 testes pré-clínicos de vacina contra Zika

De acordo com os pesquisadores, o imunizante é composto pelo vírus inativado, uma plataforma considerada mais segura para aplicação em gestantes. Os testes pré-clínicos vão verificar a tolerabilidade e possíveis reações adversas.

Baixar arquivo
Segurança

SP: operação prende 24 pessoas em central telefônica acusada de golpes

De acordo com investigação da Polícia Civil de São Paulo, os golpistas se identificavam como funcionários de grandes empresas de telefonia e entravam em contato com comerciantes.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil alerta que área sobre mina da Braskem continua afundando

O relatório aponta não haver estabilização do solo no bairro Mutange, em Maceió, e também há insegurança de prédios de bairros vizinhos. A principal recomendação é para que a população não transite na área desocupada. 

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro registra caso de dengue tipo 4 após cinco anos

A confirmação foi feita pela Secretaria de Estado de Saúde, e a vítima é uma mulher, de 45 anos, que mora na capital fluminense. A paciente apresentou os primeiros sintomas em 26 de novembro e segue em tratamento em casa.  

Baixar arquivo