logo Radioagência Nacional
Justiça

Justiça bloqueia bens de sócios da Itapemirim 

Baixar
Eliane Gonçalves, da Rádio Nacional
21/04/2022 - 17:34
São Paulo

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de bens do empresário Sidnei Piva, principal sócio do grupo Itapemirim. Também foram bloqueados os bens de todas as nove empresas abertas por Piva desde 2016, quando teve início o processo de recuperação judicial da Itapemirim e da esposa e sócia do empresário, Silvana dos Santos.

Segundo a sentença da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, o objetivo é prevenir a dilapidação do patrimônio da empresa o que prejudicaria os credores. A Itapemirim acumula dívidas de quase R$ 2 bi.

O pedido de bloqueio de bens foi feito em dezembro do ano passado, mas tinha sido negada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. A revisão da decisão veio a partir da venda da empresa Ita Transportes Aéreos.

A companhia aérea começou a operar em junho e encerrou as operações em dezembro, às vésperas do natal e réveillon. Credores acusam a Itapemirim de terem transferidos recursos da empresa para a Ita. A operação foi considerada suspeita pela justiça.

Outras cinco pessoas físicas, sócios minoritários do grupo também tiveram bens bloqueados, além de uma empresa de consultoria em gestão empresarial que também tem ligação com a Itapemirim.

Nós entramos em contato com a empresa para comentar a decisão da justiça e estamos aguardando retorno.

Na última quarta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres, (ANTT) já tinha determinado a suspensão todas as linhas de ônibus operadas pela Itapemirim, por dificuldades operacionais e prejuízos aos passageiros.

x